Faculdade Murialdo

Tráfico humano é tema de mesa-redonda na FAMUR

Na noite desta quarta-feira, dia 5 de março, os acadêmicos da Faculdade Murialdo (FAMUR) acompanharam um importante debate sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2014: tráfico humano. O evento integra as atividades da semana especial de volta às aulas da Faculdade.

O diretor da FAMUR, Pe. Joacir Della Giustina, falou sobre as palavras do papa Francisco sobre o tema, pedindo que os brasileiros se mobilizem contra essa “praga social”.

 O debate foi coordenado e mediado por Alberto Meneguzzi, escritor, jornalista, relações públicas e coordenador de jornalismo da Rádio São Francisco. Também participaram a Irmã Maria do Carmo dos Santos Gonçalves, coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul; Vanius Corte, gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego; Gabriel Citton, diretor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e técnico de handebol; e o professor Pablo Carloto, coordenador mundial do leigos missionários scalabrianos.

 O professor Pablo falou da história da Campanha da Fraternidade, organizada pela CNBB. “Todos os anos, a Campanha tem como meta refletir sobre problemas da sociedade. E o tráfico humano é mais uma das chagas da sociedade”, enfatizou. A Irmã Maria do Carmo contou sobre a sua experiência na acolhida, principalmente, aos senegaleses e haitianos que chegam a Caxias do Sul. “De alguma forma, todos nós estamos envolvidos nessa cadeia e não podemos ficar omissos”, relatou. “O problema do tráfico humano parece distante, mas está aqui próximo de nós. Pessoas mais vulneráveis, à margem da sociedade, convivem com situações análogas à escravidão aqui na nossa região”, apontou Vanius Corte. Já Gabriel Citton, chamou a atenção para o problema da exploração de atletas, muitos deles crianças, tanto no Brasil como no exterior. “O mercado do esporte de alto rendimento mexe com sonhos. Precisamos ficar atentos a essa realidade”, alertou.

 Nesta quinta-feira, o jornalista e licenciado em história Roberto Carlos Dias palestrará sobre “Os meios de comunicação e a as vozes que ecoam das ruas”. E nesta sexta, o tema será “Economia internacional e responsabilidade social”, com o professor Antônio Jorge Fernandes.

Imprimir Notícia

Compartilhe o post e nos acompanhe nas nossas redes sociais!