Faculdade Murialdo

Mais um tema da atualidade marca semana especial de início às aulas da FAMUR

“A comunicação de massa e a subjetividade das vozes que ecoam das ruas” foi tema da palestra proferida pelo jornalista e historiador Roberto Carlos Dias, na noite desta quinta-feira, 7 de março. Nesta semana, os acadêmicos da FAMUR estão acompanhando discussões importantes da atualidade, dentro da programação especial de início de semestre.

Roberto Carlos apresentou análises sobre o poder da mídia de massa e a espetacularização da violência. Esse foi o pano de fundo para falar sobre um dos focos da palestra: as ações dos black blocs, grupos que têm promovido atos violentos durante suas manifestações.

Após contextualização econômica e geopolítica do tema no Brasil e no exterior, as discussões chamaram a atenção para uma possível reedição, 50 anos depois do Golpe Militar, da conspiração pela tomada do poder por parte do exército brasileiro.

“Precisamos ter posicionamento crítico, não aceitar tudo o que escutamos. Precisamos investigar e ter posicionamento ativo”, sugeriu Roberto Carlos aos alunos, como forma de abandonar o senso comum que envolve temas como o abordado na palestra.

Na noite desta sexta-feira, os acadêmicos da FAMUR acompanharão a palestra “Economia internacional e responsabilidade social”, com o professor Antônio Jorge Fernandes.

Imprimir Notícia

Compartilhe o post e nos acompanhe nas nossas redes sociais!