Faculdade Murialdo

Leonardo Boff palestra no Murialdo

O filósofo e teólogo Leonardo Boff ministrou nesta terça-feira, 13 de maio, a palestra Seres Humanos e o planeta: a mística do cuidado, em Caxias do Sul. O evento aconteceu às 19h, no Teatro Murialdo. A promoção foi da deputada Marisa Formolo, (PT), em parceria com o Colégio e Faculdade Murialdo.

Na abertura do evento, a deputada Marisa Formolo (PT) deu as boas vindas aos participantes que lotaram o Teatro e disse da alegria em ter o amigo Leonardo Boff em Caxias do Sul. Segundo Marisa, a ideia de trazer Boff surgiu da necessidade de debater a importância de cuidar da vida. “Leonardo é meu amigo de muito tempo, um defensor da vida e dos direitos humanos e sempre que o ouço me sinto motivada a continuar lutando pela preservação da terra, pelo atendimento às carências básicas dos seres humanos sem sacrificar o capital natural e pela garantia de alimento saudável para todos”.

Leonardo Boff iniciou sua palestra explicando a importância sobre o pensar o planeta como um todo, cuidado da vida como uma semente. "Como nunca antes na história, o destino comum nos conclama a um novo começo e esse novo começo requer uma nova mente e um novo coração. Sem isso, não vamos garantir um modo sustentável de vida", afirma Leonardo Boff, parafraseando a Carta da Terra. “A crise purifica e nos faz recomeçar. Se não posso mudar o mundo, posso mudar esse pedaço de mundo que sou eu mesmo e posso recomeçar todos os dias".

Espiritualidade também foi um dos temas abordados pelo teólogo. De acordo com ele, a espiritualidade é a dimensão do profundo no ser humano, onde se colocam as grandes questões que nos acompanham desde sempre. “Temos um órgão interior para identificar a presença de Deus. E quando ativamos essa área, nos tornamos mais sensíveis, mais solidários, mais humanos”, defendeu Boff.

Para ele, o ser humano é um nó de relações em todas as direções. “E ele só vive na medida em que ativa essas relações, pois a comunicação é fundamental. Somos dos poucos seres da criação com os rostos voltados uns para os outros, porque somos seres de relações”, acrescentou.

Após a palestra, foi aberto um espaço para perguntas do público presente. As obras de Boff também estiveram disponíveis para compra no local, onde ele recebeu os interessados para sessão de autógrafos.

Leonardo Boff é teólogo, escritor e professor universitário, autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos. Ele é conhecido pela sua história de defesa das causas sociais. Atualmente dedica-se principalmente às questões ambientais.

Imprimir Notícia

Compartilhe o post e nos acompanhe nas nossas redes sociais!