Faculdade Murialdo

Entrevista com a professora Esp. Janaina Auler

Que tal conhecer a professora que produziu a maquete do projeto do Hospital Veterinário da Faculdade Murialdo (FAMUR)? JANAINA AULER é graduada em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (2003), Especialista em Informática na Educação (UCS-2008) e Gestão e Docência do Ensino Superior (UNIFTEC-2013). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: multimídia, internet, intranet, publicidade e Interação Humano-Computador (IHC), games, desenhos em 2D e 3D. Além disso, ela ministra a disciplina de Design Gráfico para Web na Instituição.

As obras do Hospital Veterinário da FAMUR iniciarão neste segundo semestre. O Hospital irá atender animais de pequeno, médio e grande porte. Diversos consultórios, salas de cirurgia, internação, raio X, anestesia, ultrassonografia, além de laboratórios de alta tecnologia contemplam o projeto. Os acadêmicos de Medicina Veterinária utilizarão o Hospital Veterinário para aulas práticas e teóricas.

 

 

Confira a entrevista com a professora Janaina Auler:

 

 

1. Como foi o processo de construção da maquete virtual do Hospital Veterinário da FAMUR?

Partimos da criação de uma visita virtual da parte interna do hospital. Realizamos reuniões com o arquiteto do projeto para visualizarmos a planta baixa e propomos algumas situações.

 

2. Quais fases/etapas foram desenvolvidas?

De início recebemos a planta baixa em Autocad, subimos as paredes e criamos as aberturas; compomos a parte grossa da maquete, trabalhando as questões de espessuras de paredes e aberturas. Após a aprovação dessa etapa, partimos para a colocação de aberturas (portas, janelas) e elementos internos da maquete. Ao finalizar a etapa externa/interna, partimos para texturização das paredes, vidros, metal e telhas. Após, foram criados os itens externos da animação.

 

3. Que programas você utilizou para a criação do vídeo?

Para a construção da parte de alvenaria foram utilizadas a planta que já estava no formato .dwg para Autocad. Num segundo momento, foi utilizado o Sketchup do Google para inserir as partes das aberturas: como portas e janelas, elementos para composição da parte interna, móveis e adornos. A finalização para materiais como vidro, paredes e animações trabalhou-se no Lumion.

 

4. Curiosidades sobre o Projeto.

 

De início, a maquete seria visualizada a partir de uma personagem que seria navegável pelo usuário. Ao longo do desenvolvimento percebemos que isso seria um problema em termos de usabilidade, pois nem todas as pessoas conseguiriam navegar dessa forma, com características de jogos. Pensamos então, em fazer uma vista de cima, levando em consideração que a maquete é bastante grande e possui muitas divisórias. Ao finalizar a parte externa, foi criado o vídeo de animação com as questões das pessoas e vegetações. A parte interna foi trabalhada vista de cima para facilitar a identificação das salas.

 

5. Outras considerações

 

A maquete demorou 17 horas para ser renderizada no seu processo de acabamento final, sendo utilizado um processador I7, com 16 GB de memória RAM e placa gráfica Quadro de 2GB. Resultou em um vídeo no formato .avi.

 

 

Imprimir Notícia

Compartilhe o post e nos acompanhe nas nossas redes sociais!