O Direito da Mulher – do século XIX ao XXI: palestra mobiliza acadêmicos
Março é o Mês das Mulheres. Elas são estudantes, trabalhadoras, mães, muitas vezes chefes de família: símbolo de força, garra,…
Março, Mês da Mulher. Comemoramos a data com o propósito de mostrar a luta enfrentada pelas mulheres ao longo dos séculos, assim como a evolução dos direitos conquistados pelo sexo feminino. Alusiva a essa data tão importante, a Faculdade Murialdo (FAMUR) promoveu, na noite desta quarta-feira, 14 de fevereiro, a palestra “Lei Maria da Penha: Polícia Civil e seu papel no combate à violência contra a mulher”, com a delegada Thaís Norah Sartori Postiglione. O encontro ocorreu no Miniauditório I e movimentou professores e estudantes da Instituição.
A palestra iniciou com as boas-vindas da coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), professora Ma. Ana Rita Nunes, que agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do tema. “Precisamos estar cientes sobre a violência contra a mulher. Também podemos perceber a relevância da temática, pois a Campanha da Fraternidade deste ano trata exatamente sobre o assunto”, destacou.
A delegada iniciou o bate-papo com a apresentação de uma linha do tempo sobre os direitos e conquistas das mulheres. Ela discorreu quanto ao processo de denúncia de violência e destacou como é difícil para as mulheres continuarem com o processo. Além disso, a delegada explicou sobre a Lei Maria da Penha e salientou a importância da luta das mulheres na sociedade. “No papel somos todos iguais, mas na vida isso é bem diferente. O número de mulheres agredidas é muito maior do que o de homens, e a nossa delegacia vem para dar auxílio, para dar proteção a elas”, afirmou.
Segundo a acadêmica de Ciências Contábeis, Valéria Dalanholli dos Santos, o bate-papo foi bem legal e assertivo. “Acredito que foi muito pertinente pautar o assunto da violência contra a mulher neste mês, pois é uma realidade que parece distante, mas está tão perto de nós. Também foi interessante a delegada nos informar sobre a delegacia e nos mostrar a grande demanda que recebe”, salientou.
A programação alusiva ao Dia da Mulher da FAMUR continua durante todo o mês. No dia 20, ocorre a palestra “Os desafios da mulher estudante e trabalhadora no século XXI, com as representantes da União Estadual de Estudantes do RS, Rubia H. Ribeiro e Roquele de Conto. Já no dia 28, a “Inserção das mulheres no Agronegócio”, será apresentado pela administradora Giovana Pistorello.
A entrada nos eventos é franca e valida horas complementares. Informações: (54) 3039.0245.
Fotos: Daniela Basso e Divulgação
Compartilhe o post e nos acompanhe nas nossas redes sociais!
Março é o Mês das Mulheres. Elas são estudantes, trabalhadoras, mães, muitas vezes chefes de família: símbolo de força, garra,…
No dia 30 de março, sábado pela manhã, a Faculdade Murialdo (FAMUR) promove uma visita ao Murialdo Santa Fé, um projeto social mantido…
Um mundo complexo e repleto de desafios requer pessoas com iniciativa, criatividade, que consigam propor soluções e sejam capazes de…
A Faculdade Murialdo, por meio da coordenação do curso de Medicina Veterinária, torna público o resultado do processo seletivo de alunos voluntários para participar do Grupo de…