Faculdade Murialdo

Confira mais um texto da série que busca apresentar alguns dos trabalhos realizados pelos acadêmicos da instituição durante a Atividade Prática Supervisionada (APS)

 

Formação acadêmica aliada à prática é o que o aluno encontrará na Faculdade Murialdo. Com esse objetivo, a Instituição realiza a Atividade Prática Supervisionada (APS), um trabalho no qual acadêmicos aprofundam os ensinamentos vistos em sala de aula, aplicando-os no dia a dia. Dessa forma, a estudante de Agronegócio, Jaqueline Castilhos Zulian, 22 anos, juntamente com os colegas Eduardo Castilhos e Ricardo Toloti, produziram a sua APS sobre a “Importância do uso de métricas para a gestão em pecuária de corte”, com a orientação do professor Juliano Roman.

 

A estudante destaca que a construção da APS é de suma importância na vida acadêmica. “Com ela, podemos trocar ideias com os professores, colegas e entender o que dá certo e o que não dá na prática”, conta. Jaqueline ainda relata que levou os aprendizados da APS para a sua propriedade. “O uso de métricas fazem a diferença para você manter o controle da idade, comportamento e peso do gado”, ressalta.

 

Para o professor Juliano Roman, a APS dos estudantes trouxe o objetivo de estudar os principais indicadores técnicos e financeiros que podem ser utilizados para a gestão de propriedades rurais que trabalham com sistemas de produção de bovinos de corte. “Inicialmente os alunos desenvolveram uma revisão e discussão sobre o tema. A segunda parte envolveu uma pesquisa com produtores rurais sobre o conhecimento e uso de indicadores, realização de processo de gestão, e expectativas e desafios do seu negócio. Para finalizar, foi elaborado um trabalho e apresentação dos resultados da pesquisa, revisão sobre os índices técnicos e financeiros que podem ser aplicados, e uma reflexão sobre o que está acontecendo e o que pode ser feito para potencializar os resultados na produção de bovinos de corte”, explica.

 

Jaqueline salienta que a execução do trabalho foi bem produtiva, juntamente com os colegas. “Todos pesquisaram sobre o tema, todos aplicaram os conhecimentos e tivemos uma ótima orientação do professor Juliano”, afirma. A acadêmica ainda enfatiza que a apresentação ocorreu de forma diferenciada devido à pandemia do Coronavírus. “Foi uma experiência nova”, contextualiza.

 

Dica

 

Para os estudantes que iniciarão a atividade prática supervisionada, Jaqueline deixa algumas dicas:

 

“Não se apavore. Comece a fazer o seu trabalho com antecedência e não deixe para última hora. Pense no tema que você gostaria de trabalhar e se aprofunde naquele assunto, veja o que mais te chama mais atenção, o que você mais se identifica. Fique calmo na hora de apresentar, e boa sorte!

 

Escolha pela FAMUR

 

Jaqueline conta que a escolha pela Faculdade Murialdo ocorreu por ela ser uma Instituição católica, de ímpeto familiar. “Os professores são atenciosos, queridos, têm paciência com o aluno. Os funcionários são bem legais, é uma faculdade aconchegante na forma de receber o aluno. É muito bom estudar na Faculdade Murialdo, pois têm excelentes profissionais, com ótimos conhecimentos”, finaliza. 

 

 

Imprimir