Faculdade Murialdo

A Faculdade Murialdo (FAMUR) concebe a biblioteca como um importante órgão de apoio para o desenvolvimento das políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão, razão pela qual coloca à disposição da comunidade acadêmica duas unidades bibliotecárias, denominadas por:  Biblioteca Sede e Biblioteca Ana Rech. Essas bibliotecas estão vinculadas às Unidades Acadêmicas, respectivamente, Sede e Unidade Ana Rech.

 

A finalidade das Bibliotecas da FAMUR é oferecer suporte informacional em consonância com os cursos oferecidos pela mesma e promover o acesso à informação para a comunidade composta por alunos, professores, pesquisadores, colaboradores e, comunidade em geral (para consulta local), contribuindo assim para o avanço da ciência e, consequente, desenvolvimento social.

 

As Bibliotecas da FAMUR adotam o sistema TOTVS RM – Gestão Bibliotecária como sistema gerenciador, por meio do qual são realizadas as atividades de catalogação, armazenamento, organização e disseminação da informação relativo ao acervo bibliográfico.

 

A organização busca constantemente, o aprimoramento dos processos, adequando-se às novas tecnologias, oferecendo ao usuário o auxílio necessário para que utilize e se aproprie dos novos recursos a fim de obter autonomia.

 

O quadro de pessoal das bibliotecas da FAMUR é composto por bibliotecário que responde pela administração e processamento técnico e funcionários de apoio para prestar atendimento à comunidade de usuários na busca de informações.

 

Modelos de trabalhos acadêmicos        CONFIRA OS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

 

Biblioteca Sede

A Biblioteca Sede conta com uma área de 398,80m², distribuídos em acervo geral, hemeroteca, sala de multimídia, salas de pesquisa e estudos em grupo, sala de estudo com mesas individuais, balcão de atendimento ao usuário, processamento técnico e administração, além de possuir bancadas de computadores para acesso à internet.

 

Biblioteca Ana Rech

A Biblioteca da Unidade Ana Rech conta com uma área de 116m², distribuídos em acervo geral, salas de pesquisa e estudo em grupo, espaço de estudo com mesas individuais, balcão de atendimento ao usuário, processamento técnico e administração, além de possuir bancadas de computadores para acesso à internet.

 

Quem pode utilizar os serviços de empréstimos de material nas Bibliotecas FAMUR?!

Usuários regulares, ou seja, professores, estudantes de Graduação e Pós-Graduação e funcionários técnico-administrativos.

 

Quantos exemplares posso retirar ao mesmo tempo?! De quanto em quanto dias devo renovar?  Quantas renovações poderei realizar?

Veja no quadro a seguir:

Categoria de usuários

Tipo de material

Quantidade exemplares por vez

Prazo para renovação

Quantidade de renovações

Alunos de graduação

Livros

05

07 dias

06

Alunos de graduação em TCC

Livros

07

14 dias

0ntemente6

Alunos de pós-graduação

Livros

05

14 dias

06

Professores

Livros

10

14 dias

06

Periódicos

01

03 dias

06

Funcionários

Livros

10

07 dias

06

 

 

 

Como realizar a pesquisa no catálogo da Biblioteca?

A pesquisa ao catálogo da Biblioteca pode ser realizada através da internet por qualquer pessoa, vinculada a FAMUR ou não. Para acessar o catálogo através do site da biblioteca seguir os passos abaixo:

  • Acessar a página http://www.faculdademurialdo.com.br/
  • Clicar em Minha FAMUR;
  • Clicar em Biblioteca;
  • Na página da Biblioteca escolha o acervo: Ana Rech ou Sede e clique;
  • No catálogo, clique na caixa de texto, digite o termo para pesquisa, selecione os filtros e clique em pesquisar;

Para saber se existem exemplares disponíveis clique em detalhes, anote o número de chamada e dirija-se ao acervo para localizar o material na prateleira.

 

Como faço para efetuar uma reserva?

A reserva só é possível quando todos os exemplares do título desejado estiverem emprestados.

Para realizar a reserva siga os seguintes passos:

  • Acessar a página http://www.faculdademurialdo.com.br/
  • Clicar em Minha FAMUR;
  • Clicar em Biblioteca;
  • Na página da Biblioteca escolha o acervo: Ana Rech ou Sede e clique;
  • No catálogo, clique na caixa de texto, digite o termo para pesquisa, selecione os filtros e clique em pesquisar;
  • Verifique se todos os materiais estão emprestados e clique na opção Reserva;
  • Preencha corretamente os campos solicitados e clique em OK

 

 

Por quanto tempo a obra que reservei ficará disponível para retirada?

O exemplar fica disponível por 24horas após a liberação. Após este prazo o sistema cancela automaticamente a reserva e passa para o próximo da lista, não gerando multa alguma ao usuário que deixou de retirar a reserva no prazo.

 

Como saber se o material reservado está disponível para retirada?

Você receberá um aviso de liberação em seu e-mail cadastrado junto a biblioteca.

 

Posso cancelar a reserva?

Sim. A reserva pode ser cancelada a qualquer momento, realizando os mesmos procedimentos utilizados para realizar a mesma, apenas alterando a opção para: Cancelar reserva.

 

 

Para fazer a renovação nos terminais disponíveis aos usuários na Biblioteca preciso trazer os livros?

Não. Porém, recomendamos que efetue a renovação com antecedência de no mínimo um dia, pois, caso haja reserva você não poderá renová-lo, ou seja, deverá devolve-lo na data de vencimento.

 

Como devo proceder quando o material emprestado atingir o número máximo de renovações?!

Deverá apresentar os materiais no balcão de atendimento da respectiva biblioteca, afim de que seja realizada a devolução. Caso o usuário deseje permanecer com o material poderá solicitar o empréstimo novamente.

 

Serei avisado do vencimento do prazo de empréstimo?

Sim. O sistema envia aos usuários com e-mail cadastrado, um aviso de vencimento com um ou dois dias de antecedência do prazo de empréstimo. Porém, o eventual não recebimento do e-mail por problemas técnicos, não isenta o usuário do compromisso de cumprir os prazos.

 

Posso devolver os livros em qualquer das bibliotecas da FAMUR?!

Não. Os livros somente podem ser devolvidos na biblioteca de onde os mesmos foram retirados.

 

Qual o valor da multa?

O valor da multa é de R$1,50 por dia para cada livro.

 

A multa pode ser paga por outra pessoa?

Sim. Para isso basta que a outra pessoa se dirija a biblioteca de origem da multa e informe ao atendente o nome do usuário para o qual está realizando o pagamento.

 

Posso realizar o pagamento da multa em qualquer biblioteca?

Sim. O pagamento da multa poderá ser realizado em qualquer das unidades bibliotecárias. Na unidade Ana Rech a multa deve serpaga diretamente no balcão de atendimento. Na unidade Sede a multa deve ser paga diretamente na secretaria.

Nota: No caso de algum material possuir reserva não será possível a cobrança da multa do mesmo, a qual continuará reajustando até a data de devolução do mesmo.

 

Necessito apresentar os materiais para pagar a multa?

Não. Quando se tratar de pagamento de multa por atraso na renovação não será necessário apresentar os materiais. Caso os materiais tenham atingido o limite máximo de renovações será necessário a apresentação dos mesmos.

Nota: No caso de algum material possuir reserva não será possível a cobrança da multa sem a presença do mesmo, a qual continuará reajustando até a data de devolução.

 

Posso devolver os livros atrasados e deixar a multa pendente?

Sim. A multa poderá ser paga posteriormente, todavia, enquanto houver pendências o usuário não poderá usufruir de novos empréstimos e/ou renovações.

 

A multa é cobrada também nos finais de semana e feriados?

Sim. A multa é calculada por dia de atraso, incluindo feriados e finais de semana.

 

Posso pagar a multa com doação de livros?!

Não. A multa deverá ser quitada com moeda corrente nacional.

 

Em que condições a multa será abonada?

A(s) multa(s) serão abonadas mediante apresentação de atestado emitido por órgão legal que comprove a impossibilidade da renovação e/ou devolução do material no prazo previsto.

 

Perdi um livro que estava em meu nome, como poderei resolver?

No caso de perda, roubo ou danos, o usuário deverá comunicar imediatamente a Biblioteca para evitar a cobrança da taxa por atraso. Ele terá o prazo de trinta dias para ressarcir a Biblioteca com um exemplar idêntico (mesmo título, autor, editora e edição) ou de edição mais atualizada da obra perdida. Caso a perda tenha sido comunicada após o vencimento do empréstimo, além da reposição da obra, o usuário deverá pagar a multa referente aos dias em atraso. 
Em caso de obra esgotada o bibliotecário responsável estabelecerá o valor da indenização compatível com o valor estimado da obra.

 

As Bibliotecas da FAMUR possuem Normas e Regulamento que disponham sobre a prestação e utilização dos serviços?!

Sim. O mesmo se encontra disponível no endereço http://www.faculdademurialdo.com.br/academico/bibliotecas

 

Posso solicitar reprografia de livros nas bibliotecas da FAMUR?!

Não. Em consonância com a Lei Federal nº. 9.610/98 e a Constituição Federal do Brasil (artigo 5º, XXVII) que diz respeito ao direito do autor, do criador, do tradutor, do artista de utilizar, publicar ou reproduzir as obras intelectuais que criarem, as bibliotecas da FAMUR não realizam reprografia de bibliografias.

 

É permitido a entrada com bolsas na biblioteca?

Não. Bolsas, sacolas e mochilas bem como outros acessórios deverão ser deixados nos armários guarda-volumes.

 

Posso entrar na biblioteca portando alimento líquido, sólido, mistos ou outros?!

Não. Nenhum produto que se constitua como alimento, independentemente de sua natureza, possui permissão para adentrar nas bibliotecas.

 

Posso fazer doações de materiais à Biblioteca? Como devo proceder?

Sim. São aceitas doações de materiais desde que os mesmos atendam os critérios estabelecidos pela Política de Expansão e Atualização do Acervo, disponível em http://www.faculdademurialdo.com.br/userfiles/ckeditor/politica.pdf

Ao efetuar a entrega dos materiais na biblioteca o doador deverá preencher e assinar o Formulário para Doação de Materiais, o qual inclui os critérios utilizados na seleção e incorporação ao acervo.

 

 

Por meio da plataforma Minha Biblioteca você, estudante ou docente da Faculdade Murialdo, terá acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos entre as principais publicações de diversas áreas de especialização: Ciências Agrárias. Ciências Sociais, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, entre outras.

 

A Minha Biblioteca é uma plataforma digital, prática e inovadora que oferece acesso a milhares de livros técnicos, científicos e profissionais de qualidade. Os estudantes podem acessar diversos títulos das principais editoras acadêmicas do país por meio de qualquer dispositivo móvel com internet como computadores, tablets e notebooks.

 

O banco de dados é formado por mais de 8.000 títulos, das quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil - Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva - que oferece uma plataforma prática e inovadora para acesso a conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet.

 

Lembre-se: para acessar, utilize seu login (seuemail@famur.com.br) e senha (seu cpf).

 

Acessar Biblioteca Virtual 

 

Tutorial de Acesso Minha Biblioteca

 

 

Os periódicos FORCOM é vinculado ao Fórum das Faculdades Comunitárias – FORCOM se constitui em espaço que expressa o desejo de atuação conjunta das instituições públicas não estatais de ensino superior – IES de caráter comunitário, que não ostentam o status de centro universitário ou de universidade, dispostas a se congregar em torno de causas comuns em todas as áreas e níveis de atuação. Registrado no CNPJ,  sob o número 41.365.555/0001-14. Constituem o Fórum de Faculdades Comunitárias, simplesmente denominado FORCOM, por meio de requerimento de integração dirigido à Coordenação do Fórum, as instituições educacionais privadas comunitárias de ensino superior. Atualmente, o FORCOM é composto por 12 instituições espalhadas pelo Estado do Rio Grande do Sul.

 

Acesse

 

 

BDTD disponibiliza teses e dissertações existentes em meio eletrônico nas instituições de ensino superior brasileiras.

 

 

A Biblioteca Virtual em Saúde – BVS-VET, com interface amigável e objetiva, concentra os principais recursos de auxílio ao pesquisador. É um referencial e uma ferramenta capaz de reunir dados e informações de interesse da comunidade científica e, também, da sociedade, além de facilitar o acesso aos principais sites, bases de dados e a todos os materiais relacionados.



Portal de Periódicos da CAPES/MEC

Milhares de artigos científicos de renomadas fontes do meio técnico-científico, com conteúdo atualizado e com alto fator de impacto, além de livros e normas.

 

 

DOAJ aumenta a visibilidade e a facilidade de uso do acesso a revistas científicas e acadêmicas abertas, promovendo, assim, a sua maior utilização e impacto. Pretende ser abrangente e cobrir todos os acessos periódicos de alta qualidade, acesso aberto e revisão por pares.

 

 

Informe Académico
Informe Académico é uma Base de Dados com uma coleção multidisciplinar de periódicos científicos dos mais importantes, internacionais e locais, cobrindo 14 países da América Latina.

 

 

Sistema Regional de Informação em linha para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.

 

 

LILACS é o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe. Há 32 anos contribuindo para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da informação em saúde na Região.

 

 

É o portal que facilita a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos, publicados em todas as áreas do conhecimento humano, em acesso livre na Internet.

 

 

OAJI
Academic Journals Índex é um Banco de Dados que indexa periódicos científicos internacionais e calcula o fator de impacto do periódico.

 

 

Scientific Electronic Library Online

SciElo é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleçãoo selecionada de periódicos científicos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Portugal, Venezuela e Espanha, dando acesso a artigos em texto completo

 

 

Sumários de Revistas Brasileiras é uma Base de Dados de periódicos científicos.
Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto - Brasil

 

 

A biblioteca eletrônica SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library, é um repositório de artigos científicos e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica.

 

 

World Wide Science é um portal de ciência global - acelerando a descoberta científica e o progresso por meio de uma parceria multilateral para possibilitar a pesquisa federada de bancos de dados e portais científicos nacionais e internacionais.

 

 

Base de dados científica com mais de 2.085.017 artigos em texto completo gratuito. Uma divisão da Stanford University Libraries.

 

 

OXFORD JOURNALS 

 Base de dados de Periódicos editados pela OXFORD, com a sua coleção Oxford Open. Mais de 90 periódicos passam a fazer parte da coleção aberta.

 

 

Sociedade Brasileira de Ciências do Solo -  SBCS

Tem como missão, entre outras, de difundir o conhecimento dos métodos científicos e das técnicas racionais de exploração, tratamento e conservação do solo e da água; colaborar e zelar para o aperfeiçoamento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e para o detalhamento dos Levantamentos de Solos do Brasil; promover e incrementar a aproximação e o intercâmbio intelectual daqueles que atuam na pesquisa, no ensino, na divulgação ou em atividades técnicas para o conhecimento e melhor utilização do solo e da água no Brasil.

BVS Psicologia Brasil

 

Brasiliana

E-books da Editora Brasiliana publicados no período de 1931 a 1993, os quais reúnem relatos de brasileiros e estrangeiros acerca da realidade brasileira vista pelos ângulos da política, sociologia, ciências e cultura.

 

Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS

Neste espaço estão disponibilizadas as publicações editadas pelo CRCRS, permitindo, assim, o acesso de seu conteúdo por todos os interessados. Também são colocadas edições de outras entidades, que consideramos de interesse da classe contábil. Ao lado da capa de cada livro são informados o mês e o ano de sua publicação, que são referenciais importantes para a pesquisa, no tocante à atualização do assunto que aborda.

 

DOAB – Directory of Open Acess Books

O principal objetivo do DOAB é aumentar descoberta de livros de Acesso Aberto. Editoras acadêmicas são convidadas a fornecer metadados de seus livros de Acesso Aberto. O diretório tem como objetivo cobrir todas as áreas do conhecimento e todas as línguas, bem como, pretende conter tantos livros quanto possível em acesso aberto.

 

Domínio Público

Portal Domínio Público é uma biblioteca digital da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação do Brasil, ultrapassou os 198 mil títulos em seu acervo em 2014: 182 mil em arquivos de texto e 15 mil em outras mídias. O acervo é constituído por obras de domínio público ou devidamente cedidas pelos titulares dos direitos autorais.

 

eBOOKS BRASIL

Livros eletrônicos em texto completo. Disponibiliza mais de 1.400 títulos na área de Literatura e outras.

 

Fundação Perseu Abramo

Fundação Perseu Abramo oferece mais de 40 livros para baixar gratuitamente, de autores diversos e das mais diferentes áreas.

 

Google pesquisa livros

Na página do Google voltada à busca de livros disponibilizados na Internet, alguns livros permitem acesso integral ao texto, outros, a pequenos trechos da obra.

 

Portal do Livro Aberto

O Portal do Livro Aberto, que tem por objetivo reunir, divulgar, preservar e dar visibilidade a publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação

 

Projeto Gutemberg

Oferece para download gratuito mais de 33 mil títulos, livres de direitos autorais. Pesquisa português.

 

Scielo Livros

A Rede SciELO Livros visa à publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de e-books, tablets, smartphones e telas de computador.

 

Universia Livros

Universia Livros é um projeto que tem como objetivo disponibilizar clássicos da literatura brasileira e mundial, em versões digitais para download gratuito.

 

Gerenciadores de Referências Bibliográficas são softwares que auxiliam a:

  • reunir referências bibliográficas a partir de bases de dados ;
  • formatar manuscritos e citações instantaneamente de acordo com as normas da ABNT, Vancouver e outras;
  • gerar bibliografias;
  • criar e organizar um banco de dados de pesquisa pessoal de referências, imagens e pdfs.
     

Modelos de trabalhos Acadêmicos da FAMUR

Manual de Orientações Trabalhos Acadêmicos

 

Os principais gerenciadores de Referências Bibliográficas são:

Mendeley

Zotero

 

MORE - Mecanismo On-line para Referências Bibliográficas

É uma ferramenta gratuita que gera automaticamente referências no formato ABNT. Para isso, basta preencher os campos próprios de cada tipo de documento. A ferramenta produz referências para quinze (15) tipos de documentos, entre os quais: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail. 

 

MICROSOFT WORD – Como incluir Referências de Bibliografia no Word

O Microsoft Word conta com um recurso chamado “Fonte Bibliográfica” que permite aos usuários criarem Referências Bibliográficas de forma simples e fácil. Fonte: Techtudo.

 

 

  • Atendimento personalizado
  • Auxílio no uso de bases de dados bibliográficos
  • Catálogo informatizado
  • Consulta local
  • Disponibilização de equipamento para digitação
  • Elaboração de Ficha Catalográfica
  • Empréstimo domiciliar de materiais
  • Espaço para estudo individual
  • Guarda-volumes
  • Levantamento bibliográfico
  • Orientação na Normalização de Trabalhos Acadêmicos
  • Orientação sobre ISBN e/ou ISSN
  • Rede Wireless
  • Revisão de referências bibliográficas
  • Sala de Estudo em Grupo
  • Sistema de reserva e renovação online
  • Visita orientada à biblioteca

REGULAMENTO BIBLIOTECA