Faculdade Murialdo

Na quinta e sexta-feira, 2 e 3 de agosto, os acadêmicos de Medicina Veterinária da Faculdade Murialdo (FAMUR) tiveram a oportunidade de participar de diferentes atividades, incluindo temas de grande importância na formação profissional.

 

No dia 02, quinta, foi realizada uma palestra sobre Políticas públicas de bem-estar, com a médica veterinária Marcelly de Souza Paes, do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul. O bem-estar animal é um assunto muito discutido atualmente, em todos os setores que envolvem produção, utilização e manejo de animais, sendo muito válida as discussões acerca do assunto e, principalmente, o conhecimento dos alunos sobre a realidade das políticas que envolvem esse tema na cidade de Caxias do Sul. Nossa gratidão a Marcelly pela disponibilidade e pela palestra!

 

No dia 03, sexta, o dia iniciou com a palestra "Marketing na Medicina Veterinária", ministrada pela gerente de Marketing do Grupo Diagnose, Monise Pereira Teles. Em seguida, aconteceu a palestra sobre Gestão de Custos na Medicina Veterinária, com o coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Murialdo, professor Carmo Meinertz. Ambos assuntos são relevantes na formação do (a) médico (a) veterinário (a), pois dentro da formação acadêmica do profissional, aspectos relevantes como estes infelizmente são pouco abordados. A Faculdade Murialdo pensa sempre à frente, buscando complementar a formação dos alunos com tópicos que realmente tragam mais segurança e autonomia ao egresso. Nosso agradecimento à Monise e ao Carmo por compartilharem suas experiências e sanarem as dúvidas!

 

E ainda tem mais! Na sexta à tarde, dois grupos de alunos se revezaram em duas atividades um tanto distintas:

 

Uma foi a atividade de integração "Sentir... Saber... Fazer", ministrada pela Professora Nadine Brandão do Nascimento, que proporcionou momentos de reflexão, autoconhecimento e trocas entre alunos e professores do Curso de Medicina Veterinária. Os aspectos que tangem a individualidade e o entendimento das relações interpessoais são tópicos que auxiliam o aluno não só nesse momento de vida acadêmica, mas que permanecem como aprendizagens à vida profissional. Muito embora grande parte das pessoas diga que escolheu a Medicina Veterinária porque ama os bichos, sabemos que as relações interpessoais são essenciais, pois lidamos na maior parte das vezes com outras pessoas.

 

A outra atividade foi um workshop sobre "Exame Ginecológico e ultrassonográfico em Ovinos", ministrado pelo professor Janduí Escarião da Nobrega Junior. Nessa atividade, os alunos puderam ter contato com os parâmetros de relevância para o manejo de ovelhas e observar os exames ultrassonográficos de animais prenhes. É a Faculdade Murialdo mostrando que a prática é indissociável da teoria e serve para trazer informações sobre a realidade da atuação profissional do Médico Veterinário egresso da FAMUR.

 

Fotos: Divulgação