Faculdade Murialdo

Última noite da Formação Docente FAMUR aprofunda o ensino investigativo

Nesta quinta-feira, 21 de julho, aconteceu a terceira e última noite da Formação Docente da Faculdade Murialdo (FAMUR), e reuniu direção, coordenações e professores da Instituição. O encontro foi assessorado pela Coordenadora Acadêmico-Pedagógica Drª Roberta Lopes Augustin que conduziu a reflexão sobre o “Ensino Investigativo”.

De acordo com Roberta, a busca por novas metodologias de ensino tem sido alvo constante de pesquisas na área da educação e uma necessidade de novas práticas. “O uso do ensino tradicional, baseado em aulas teóricas e expositivas, onde o professor era o único detentor do saber não é mais suficiente para as demandas atuais, fazendo com que outras metodologias se façam necessárias para que a aprendizagem aconteça e seja significativa”, argumentou. Para a profissional, o ensino investigativo visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir os assuntos em sala de aula, através de situações problemas, enigmas ou casos de investigação. “A resposta não é dada e o aluno não a encontra pronta”, salientou Roberta.

Após ampla discussão e aprofundamento, foram entregues aos coordenadores e membros dos NDEs (Núcleo de Desenvolvimento Estruturante) dos cursos de graduação, as portarias de nomeação.

Antes de finalizar o encontro, Pe. Geraldo Boniatti, membro da Pastoral Universitária, dirigiu sua palavra motivadora, a partir do Dia do Amigo e abençoou todos os participantes.

 

 

Fotos: Bernardete Chiesa

Imprimir Notícia