Faculdade Murialdo

Superior Geral dos Josefinos de Murialdo participa do encontro da Família de Murialdo da Serra Gaúcha

Pe. Túlio permanece no Brasil até o dia 20 de outubro

 

Em visita canônica ao Brasil, o Superior Geral dos Josefinos de Murialdo, Pe. Túlio Locatelli, participou do encontro da Família de Murialdo da Serra Gaúcha. O evento realizado no último sábado, 28 de setembro, no Teatro Murialdo, reuniu Religiosos Josefinos e Religiosas Murialdinas, Leigos Amigos de Murialdo, profissionais das Ações Sociais, Colégios, Faculdade, Gráfica e Paróquias.

 

Com o tema “Murialdo, nosso companheiro de viagem”, o encontro destacou a importância de seguir o legado deixado por São Leonardo Murialdo. E para ilustrar essa caminhada, uma esquete teatral, com os alunos do Grupo Teatral do Colégio Murialdo – Unidade Caxias, mostrou o trabalho realizado pela Congregação em parte dos países em que atua. A apresentação teve a supervisão da professora Gabriela Santini.

 

O Provincial Marcelino Modelski destacou a profunda gratidão ao legado deixado por São Leonardo Murialdo e convidou a todos para rezar a oração de Murialdo. “Murialdo vive hoje em todas as crianças e jovens que passam pela instituição. No total, 11 padres o sucederam, e eles são a extensão do carisma que sempre prevaleceu no coração de Murialdo”.

 

O Superior Geral dos Josefinos de Murialdo, Pe. Túlio Locatelli, destacou que Murialdo deixou um legado que serve como incentivo para os jovens de hoje, uma sementinha em busca de uma vocação humana e cristã. “O carisma de Murialdo é uma pérola que está presente no coração das crianças e jovens. E o despertar deste carisma está na educação, no incentivo para que estes jovens sejam pessoas de bem. Murialdo vive hoje nas famílias e no carisma de quem educa e trabalha em seu nome”.

 

Vale destacar que durante a visita, Padre Túlio conversa com os religiosos, realiza encontros com leigos, celebra nas comunidades, encontra as lideranças, convive com as comunidades religiosas, conhece como a missão das obras Josefinas acontece na prática em um clima de acolhida e de autêntica fraternidade. Além de visitar todas as comunidades religiosas Josefinas, ele se reúne com todos os diretores, párocos e ecônomos para alinhar as prioridades do Capítulo Geral que ocorreu no Equador, em 2018.

 

Pe. Túlio permanece no Brasil até o dia 20 de outubro, quando retorna a Roma, na Sede da Congregação de São José - dos Josefinos de Murialdo.

 

 

Sobre o Pe. Túlio Locatelli:

Padre Túlio Locatelli foi eleito superior geral no dia 12 de junho de 2018, em Quito (Equador), durante o XXIII Capítulo Geral da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo (com representantes dos religiosos das 16 nações onde a Instituição se faz presente).

 

Padre Túlio nasceu no interior da Ilha (Bergamo - Itália) em 6 de abril de 1951, ingressou na Congregação em 29 de setembro de 1968 e foi ordenado sacerdote, em Viterbo, no dia 17 de março de 1979. Trabalhou nos Seminários de Valbremo e de Bergamo; foi vice-diretor e reitor do Instituto Filosófico teológico São Pedro, foi superior da Província Italiana (2006-2012) e conselheiro e secretário-Geral (2012-2018).

 

Padre Túlio é o 11º sucessor de São Leonardo Murialdo. Tem a missão de coordenar a Congregação de São José – Josefinos de Murialdo nascida em Turim (Itália), em 1873, em prol das crianças, adolescentes e jovens empobrecidos. Atualmente, a Congregação conta com 500 religiosos (irmãos e padres), espalhados em cerca de 105 comunidades, presentes em 16 países.

 

 

Fotos: Daniela Basso, Débora Valente e Júlio Rodrigues.

Imprimir Notícia