Faculdade Murialdo

A abertura da 1º Semana do Meio Ambiente da Faculdade Murialdo (FAMUR) ocorreu, na noite desta segunda-feira, 4 de junho, na Unidade Sede (Marquês do Herval, 701). A atividade é uma promoção do órgão Acadêmico de Educação Ambiental, coordenado pela Profa. Karen Caon e pelos alunos da disciplina de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, ministrada pela Profa. Ana Rita Nunes, alusiva ao Dia do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho.

 

A programação da noite contou com a palestra “Encíclica Laudato Si”, do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum, ministrada pelo professor Ulisses Bisinella. Na carta, o Papa faz uma crítica ao consumismo e ao desenvolvimento irresponsável fazendo um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

 

Após, houve a palestra “Separação e destinação correta dos resíduos sólidos urbanos”, com o engenheiro químico Ricardo Becker. Durante o bate-papo, foram abordados aspectos sobre a coleta e destinação dos resíduos orgânicos e seletivos da cidade de Caxias do Sul.

 

Para a professora Ana Rita Nunes, diante da atual situação ambiental do nosso Planeta, torna-se imprescindível ações que visem a Educação Ambiental, sendo que os espaços acadêmicos devem ser os principais mobilizadores dessas ações. “Por isso, gostaria de parabenizar os acadêmicos dos cursos de Administração e Agronegócio, da disciplina de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Todos aceitaram o desafio de elaborar propostas para as atividades desta semana e ao Órgão Acadêmico de Educação Ambiental por ter aceito a parceria”, destaca.

 

Para a acadêmica Daniela Gonzales, o encontro foi muito produtivo. “Achei muito interessante a fala sobre o lixo, pois haviam alguns materiais que eu não sabia como fazer o descarte e agora sei. Além disso, essas atividades são muito importantes para nós acadêmicos, pois assim conseguimos um maior aprendizado”, contou.

 

Já nesta terça-feira, dia 5 de junho, na Unidade Ana Rech, ocorreu a palestra “Um panorama geral sobre a evolução da legislação ambiental: avanços, retrocessos e desafios”, com Ma. Natacha John e Luana Machado Scaloppe. Participaram da atividade os acadêmicos de Medicina Veterinária.

 

A Semana do Meio Ambiente busca sensibilizar os acadêmicos, docentes e funcionários acerca da importância da educação e preservação ambiental. Além disso, acontecerá a campanha de coleta de resíduos eletrônicos, como celulares, notebooks, teclados, mouses, DVDs, pen drives, câmeras fotográficas, controles remotos, MP3, tablets, televisões, entre outros. Na recepção da Unidade Sede e Unidade Ana Rech terá uma caixa coletora.

 

Durante a semana (4 a 8 de junho), também acontecerá a exposição “Um Olhar Sobre a Natureza”, com 17 fotos que representam o meio ambiente na Unidade Sede. Já de 12 e 15 de junho, a mostra ficará exposta na Unidade de Ana Rech.

 

O evento é destinado a toda a comunidade acadêmica e o ingresso é gratuito, contudo, serão aceitas doações de tampinhas de qualquer embalagem (coletor está na recepção da Unidade Sede). Confira a programação completa abaixo:

 

Data

Horário

Atividade

Palestrante

Público

Local

 

04 de junho

 

19h15 às 22h

 

Separação e destinação correta dos resíduos sólidos urbanos.

 

Engenheiro Ricardo Becker

 

Disciplinas:
Gestão Ambiental e Sustentabilidade | Economia | Teoria das Organizações e Recrutamento e Seleção de Pessoal.

 

 

Miniauditório l

(Unidade Sede)

 

05 de junho

 

8h30 às 9h30

 

Um panorama geral sobre a evolução da legislação ambiental: avanços, retrocessos e desafios

 

Ma. Natacha John e Luana Machado Scaloppe

 

 

Acadêmicos de Medicina Veterinária

 

Auditório

(Unidade Ana Rech)

 

06 de junho

 

 

18h15 às 19h15

 

 

A Educação Superior e o Meio Ambiente

 

Ma. Karen Caon

 

Comunidade

Acadêmica

 

Miniauditório I

(Unidade Sede)

 

06 de junho

 

19h30 às 20h30

 

Educação Ambiental - proposta de trabalho para o município de Caxias do Sul  
 

 

Cassiane Giacomeli

 

 

Curso de Pedagogia

 

Miniauditório I

(Unidade Sede)

 

06 de junho

 

21h às 22h

 

Um panorama geral sobre a evolução da legislação ambiental: avanços, retrocessos e desafios

 

Ma. Natacha John e Luana Machado Scaloppe

 

Disciplinas

 

Miniauditório I

(Unidade Sede)

 

07 de junho

 

19h15

 

Divulgação Fazenda Escola

 

 

Professores Karen Caon e Rafael Sachet

 

Comunidade Acadêmica Unidade Sede

 

 

Salas de Aula