Faculdade Murialdo

Semana Acadêmica de Pedagogia aprofunda a missão do Educador no mundo contemporâneo

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Murialdo (FAMUR) promoveu, de 17 a 20 de maio, a Semana Acadêmica considerando os avanços contínuos na educação, principalmente relacionados às metodologias ativas e seus desdobramentos, como necessidade primordial na formação dos estudantes.

A abertura, se deu na quarta-feira, 17 de maio, com a Mesa Redonda sobre “Migrações Internacionais Contemporâneas em Caxias do Sul – RS: diálogos sobre educação e cultura”. O encontro aprofundou o assunto tão emergente em Caxias do Sul, que é a vinda de imigrantes, principalmente haitianos e senegaleses, a partir de 2010 e como esse fenômeno impacta na educação.

A atividade teve início às 19h10min com a apresentação cultural do Grupo Baque dos Bugres e os Oficineiros de Maracatu que abrilhantou o evento com seus mais de 20 integrantes que, com cantos e percussão, contagiou a todos com sua energia. A partir das 19h50min, aconteceu a Mesa Redonda sob a mediação do coordenador do curso de Pedagogia, professor Me. Ir Pedro Paulo da Silva.

A conversa contou com a presença da professora da FAMUR, Juliana Rossa; do imigrante senegalês, Cheikh Mbacke Gueye; do imigrante haitiano Claudy Zephir; da voluntária do Coletivo Ser Legal e professora de língua portuguesa para imigrantes da FAMUR, Joceli Veadrigo e da Secretária Municipal de Educação, Marina Matiello.

A professora Juliana fez uma contextualização sobre as migrações internacionais que ocorrem nos dias de hoje, bem como informações sobre vistos de haitianos e senegaleses, bem como sobre a Lei da Imigração no Brasil. Por sua vez, os imigrantes Cheikh e Claudy contaram como funciona o sistema educacional em seus países. Além disso, eles responderam perguntas do público sobre trabalho, preconceitos e curiosidades de seus países.

O encontro ainda contou com a fala da voluntária do Coletivo Ser Legal e professora de língua portuguesa para imigrantes da FAMUR, Joceli Veadrigo que afirmou que as oficinas de português, ensinam muito mais do que a língua portuguesa, “é nelas que se oportuniza a leitura de mundo”, declarou. Após, Matiello apresentou os números de imigrantes na rede municipal de educação e parabenizou a FAMUR pela iniciativa e afirmou que essas ações incentivam a própria secretaria a ampliar sua atuação frente à comunidade migrante.

Na sexta-feira, (19/05) os acadêmicos do Curso de Pedagogia foram presenteados com uma Sessão de Cinema sobre a história, vida e obra da educadora humanista Maria Montessori. Na ocasião estiveram presentes docentes, acadêmicos e público externo prestigiando o momento.

No sábado pela manhã (20/05), data em que se comemora o Dia do Pedagogo, após o término do longa-metragem, propôs-se uma reflexão a partir de alguns aspectos relevantes presentes no filme que permeiam as práticas pedagógicas, entre eles: o papel da mulher e suas escolhas profissionais, o atendimento a criança de inclusão, ainda considerada incapaz e desacreditada, a qualidade da educação para o menos favorecido (educação pobre para criança pobre), a importância de pensar uma metodologia eficiente e eficaz, em que a criança seja o centro desta aprendizagem, desenvolvendo nesta suas capacidades e autonomia frente aos desafios que lhe são propostos e a importância dos ambientes de aprendizagem....

Contou-se com a presença da educadora e estudiosa, da vida e método Montessori, Vanessa Held e suas guias (educadoras e formadoras) que de maneira brilhante, trouxeram embasamento teórico e prático sobre o “Método Montessori”, discorrendo sobre:

  • QUEM É MARIA MONTESSORI;
  • QUAIS PRINCIPAIS OBRAS LITERÁRIAS E O QUE DIZEM;
  • QUAIS SÃO AS ÁREAS DESENVOLVIDAS PELO MÉTODO;
  • OS PERÍODOS SENSÍVEIS E SUAS APLICAÇÕES;
  • AMBIENTE, GUIA E MATERIAL;

            Para finalizar, os acadêmicos participaram de uma Oficina de Formação, em salas ambientadas com material Montessoriano, vivenciando a primeira de sete etapas de formação, nomeada Oficina de Vida Prática.

Encerrou-se a Semana Pedagógica encharcada de desafios, descobertas e novas aprendizagens, possibilitando ao acadêmico do curso de Pedagogia oportunidades de agregar informação, conhecimento, experiências e trocas relacionadas a grandes educadores, seus métodos e teorias para além da sua formação inicial acadêmica.

Fotos Marco Antônio Tessari

 

Imprimir Notícia