Faculdade Murialdo

Seis filmes que todo profissional de contábeis (ou futuro profissional) deve assistir

Ciências Contábeis é o curso certo para o seu futuro! Se você ainda tem dúvidas, não se preocupe; nós, da Faculdade Murialdo (FAMUR), vamos lhe auxiliar a conhecer melhor a atuação deste profissional e a explorar as vastas possibilidades que área oferece. Afinal, a escolha da profissão é um passo importante em nossa vida.

Por isso, o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FAMUR, professor Carmo André Meinertz, indica seis filmes que têm muito a nos ensinar, pois, segundo ele, “as ficções apresentam os cenários da atuação profissional, mostrando os personagens que interpretam profissionais da área e ajudam a aprender sobre como agir.”.

Contudo, antes de apresentar a listagem, é válido destacar o que o Coordenador tem a dizer sobre a escolha da profissão. Ele considera importante priorizar suas aptidões, a fim de ligar às suas preferências pessoais, pois, para ter sucesso, é preciso fazer o que se gosta. “Ser feliz no trabalho e trabalhar com o que se gosta é o grande desafio dos profissionais da atualidade. Quando isso ocorre, a motivação, dedicação e o compromentimento do profissional, aliados, impulsionam as chances de sucesso! Por isso, fazer a escolha adequada é fundamental e definirá o seu futuro.”, ressalta Carmo.

E é pensando na melhor escolha profissional que Meinertz preparou a listinha abaixo para você! Prepare um lanchinho; aconchegue-se no sofá; assista; faça a conexão com o seu futuro e sucesso!

Um sonho de liberdade


    Dirigido por Frank Darabont, o filme “Um sonho de liberdade ", narra a história de Andy Dufresne, um bancário bem sucedido condenado injustamente à prisão perpétua. O filme permite refletir sobre os desvios de conduta e destaca a importância dos profissionais nortearem suas atividades a partir da honestidade, observando a legislação vigente.
Veja!




Os Intocáveis

    Os intocáveis, dirigido por Brian De Palma, mostra os esforços de um agente federal para prender o gângster Al Capone, durante a Lei Seca nos Estados Unidos. Para isso, um grupo de profissionais chamado de “os intocáveis” realizam uma perseguição para colocar o mafioso atrás das grades. Na trama policial, as atividades ilegais são impossibilitadas de serem levadas à justiça, a única chance está nas mãos de um indivíduo, o contador da máfia (chamado na época de guarda livros) que pode comprovar a sonegação de impostos da figura mais famosa da máfia italiana.
Assista!

 



Wall Street: Poder e Cobiça


     Sob direção de Oliver Stone, o filme “Wall Street: Poder e Cobiça” leva à reflexão: que tipo de profissional você quer ser? Esquecerá de seus valores em nome do dinheiro? Em uma disputa incomensurável por poder, um funcionário da bolsa de valores utiliza seus conhecimentos e faz parte de um “esquema financeiro”. Contudo, percebe que está vivendo um mundo de ilusão e da sua falta de caráter; opta por fazer o que é certo. Mas as consequências de seus atos acabam levando-o atrás das grades, por fraude fiscal e violação do regulamento da bolsa de valores, pagando o preço pelas escolhas erradas na carreira.
Confira!

 



Enron: os mais espertos da sala


     O documentário, sob direção de Alex Gibney, mostra a importância da veracidade das demonstrações contábeis, bem como da verdade nos dados disponibilizadas pelo profissional da área de contabilidade. O documentário relata um escândalo contábil, repleto de denúncias e especulações, no qual os contadores foram apontados como parte integrante e responsáveis por impropriedades, fraudes contábeis e fiscais.

Vale a pena dedicar um tempo para assistir!

 


Margin Call – O Dia Antes do Fim


     Lançado em 2011, tendo J. C. Chandor na direção, o filme traz à tona o papel do profissional de Contábeis, bem como a importância do reporte das análises e diagnósticos realizados, o que pode mudar o rumo da empresa.
Aprecie!

 

The Accountant


     O Contador é uma das maiores promessas de filmes para 2016! O professor Carmo indica o filme saindo do forno, com lançamento previsto para 20 de outubro de 2016. Sob direção de Gavin O'Connor, a trama mostra a vida de Christian Wolff, que é um cientista matemático com maior afinidade para números. Ele trabalha, também, como um Contador freelance para algumas das organizações criminosas mais perigosas do mundo.
O Coordenador de Contábeis explica que mesmo não sabendo todos os aspectos do filme, certamente pode-se absorver muita coisa dessa ficção!



     A FAMUR busca formar profissionais de Ciências Contábeis dinâmicos, atuantes, presentes no mercado global, com um papel analítico, direcionador e ciente de suas responsabilidades para com a empresa e para com a sociedade.
     Se você se identificou com alguns dos filmes ou em algum momento desse artigo, é sinal que será um excelente contador! Agende com o coordenador do curso e esclareça todas as suas dúvidas em um proveitoso bate-papo. Ele vai lhe dar todo suporte para a decisão sobre as carreiras na área de gestão, bem como estará disponível para lhe acompanhar em toda a sua trajetória acadêmica.

Imprimir Notícia