Faculdade Murialdo

Saiba qual o conteúdo oferecido no curso de extensão “Aprender está na Base”

A Base Nacional Curricular (BNCC), como documento normativo, tem como função definir as aprendizagens mínimas que todas as crianças e estudantes brasileiros devem desenvolver. Da mesma forma, garante a educação enquanto direito de todos, possibilitando ao estudante ser protagonista do seu processo de construção do conhecimento, mediado pelo trabalho qualificado do professor e, em constante interação, com o objeto de conhecimento.

 

Com as permanentes mudanças em todos os âmbitos da sociedade, a atividade docente é caracterizada pelo desafio de compreender, por meio da pesquisa e reflexão as necessidades que surgem. Desta forma, o processo ensino-aprendizagem precisa ser estruturado junto com as bases epistemológicas das propostas pedagógicas, ligadas nas intenções e ações cotidianas, como planejar relacionar, avaliar e replanejar.

 

E a articulação entre a teoria e a prática é revelada por meio de métodos, na metodologia e nos procedimentos de ensino selecionados enquanto mediações da proposta pedagógica. Vale destacar que cada pessoa possui um método ou processo cognitivo preferencial para o aprendizado. Investir na educação diferenciada é permitir que o estudante seja parte ativa neste processo. Aulas que estimulam a metacognição faz com que os alunos conheçam as suas melhores estratégias de aprendizado, pois estas, de fato, contribuirão para alavancar o conhecimento em sala de aula. Além disso, deverão fazer com que o estudante tenha mais independência, uma vez que em determinado momento ele não terá a presença do professor para buscar soluções e o melhor caminho para a tomada de decisão.

 

Neste sentido, a Faculdade Murialdo realiza o curso “Aprender Está na Base”, com início das aulas previsto para 22 de outubro. A formação vai ocorrer na Unidade Sede nas terças e quartas-feiras, das 19h15min às 22h15min, com uma carga horária de 50 horas. A iniciativa busca capacitar gestores, docentes e estudantes a fim de contribuir na compreensão e consolidação de aprendizagens docentes, de modo a impactar diretamente no desenvolvimento integral dos estudantes.

 

O curso compreenderá as seguintes temáticas: BNCC e documentos territoriais; Bases epistemológicas da educação brasileira; Metodologias, Métodos e procedimentos metodológicos aplicados à educação; Metodologias Ativas; Escolhas metodológicas e avaliação; e Proposta Pedagógica, qualidade social e equidade.

 

Clique aqui e saiba mais informações sobre o curso

Imprimir Notícia