Faculdade Murialdo

Retiro sobre a “Valorização da Vida” reúne profissionais do Murialdo

Evento ocorreu no último sábado, 06 de abril

 

Integração, espiritualidade e reflexão marcaram a primeira edição 2019 do Retiro Murialdo, com a temática “Valorização da Vida”. O encontro ocorreu no sábado, 06 de abril, e contou com a presença da direção e profissionais do Colégio Murialdo Centro, da Faculdade e da Ação Social.

 

O evento iniciou com o café de boas-vindas e confraternização. Após, no miniauditório I, os alunos da oficina de Música, assessorados pelo professor José Leandro Marchesini, recepcionaram os participantes com várias melodias.  De posse da palavra, o vice-diretor da Instituição, Pe. Geraldo Boniatti agradeceu a presença de todos e destacou a importância do retiro. “Temos que aproveitar momentos como esse para fortalecer nosso coração e, assim, possamos ser presença positiva na vida das nossas crianças, adolescentes e jovens”, salienta.

 

Na sequência, os presentes participaram de uma celebração coordenada pela equipe da Pastoral Murialdo que propôs a dinâmica vivencial “Pátio da Vida”, com as seguintes questões: Como eu sou com os meus familiares e amigos? Como eu sou com meus colegas? Como eu sou com meus irmãos desconhecidos? Como sou com minha Fé? As folhas com as respostas das questões formaram um lindo varal.

 

A psicóloga organizacional Vivian Krindges trabalhou sobre a “Inteligência Emocional”. Ela apresentou os cinco pilares da temática: autoconhecimento emocional; controle emocional; automotivação, empatia; e habilidade em relacionamentos interpessoais. Além disso, realizou uma dinâmica em grupos, em que os participantes precisaram resolver situações-problema a partir do uso da inteligência emocional. Segundo Krindges “entender as nossas emoções e as dos outros é fundamental para ter sucesso na vida pessoal e profissional. Precisamos não apenas de conhecimentos técnicos, mas saber lidar com pessoas e com emoções”, argumenta.

 

A programação do retiro também contou com a presença do provincial dos Josefinos de Murialdo no Brasil, Pe. Marcelino Modelski, que aprofundou valorização da vida a partir da dimensão bíblica. Ele destacou a presença amorosa de Deus na história da humanidade. “Deus Criador ama infinitamente suas criaturas. Nada do que existe foi feito sem ele. E para ele. Toda a história da salvação é um retrato de Deus: Ele vê, ouve, desce, caminha junto, não dorme nem cochila porque ele é o guarda da nossa vida. Onde está o sentido e a alegria da vida senão em reconhecê-lo presente? Se o maior erro que um pai ou uma mãe podem cometer é ausentar-se da vida do filho, Deus é constitutivo da vida. É impossível que Deus abandone a obra de suas mãos”, defende.

 

No encerramento do evento, os participantes foram abençoados pelos sacerdotes e foram presenteados com um escapulário.

 

Fotos: Jonas Fontana

 

Imprimir Notícia