Faculdade Murialdo

Reitor honorário da Universidade de Lisboa, professor António Nóvoa, palestrou no Murialdo

Nesta terça-feira, 13 de setembro, às 19h30min, a Faculdade Murialdo recebeu o educador português, António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, que palestrou acerca da “Educação e educadores: viver o presente, construir o futuro”.

O encontro contou com a participação de professores da cidade e da região, estudantes da Faculdade Murialdo e todo o público interessado na palestra, que atentos acompanharam a reflexão. Carismático, enfático e conciso em suas falas, Nóvoa destacou que o desafio do professor é ser profissional e cientista da educação ao mesmo tempo, além de ser capaz de levar o aluno à apropriação do conhecimento. Disse que os professores precisam estar sempre atualizados sobre as novas metodologias de ensino e desenvolverem práticas pedagógicas eficientes, pois “o ensino ocorre cada vez menos em espaços fixos e cada vez mais em vários espaços, redes e relações e a aprendizagem é cada vez menos um ato passivo, e mais um ato de descoberta, pesquisa e comunicação”. De acordo com ele, nenhuma reforma educacional tem valor se a formação de docentes não for encarada como prioridade.

Neste sentido, Nóvoa insistiu na importância da formação dos professores e afirmou que o processo deve ir além da prática. “O que forma é a reflexão sobre a experiência e a prática. Educar é uma atividade de criatividade, em uma espiral interminável, pois a formação deve ser contínua”, advertiu.

Para o diretor acadêmico e coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Murialdo, Me. Ir. Pedro Paulo da Silva, a palestra contribuiu para discutir o presente e o futuro da escola e do professor, especialmente sobre as mudanças que ainda se fazem necessárias na formação docente. “O professor Nóvoa é fantástico e provocador, ele deixou claro que tanto a escola quanto o professor continuam a ter futuro se ambos fizerem mudanças significativas”, destacou.

 ANTÓNIO NÓVOA é Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, instituição a qual foi Reitor entre 2006 e 2013. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e Doutor em História pela Universidade de Paris IV - Sorbonne. Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve e pela Universidade de Brasília. Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Autor de mais de 150 publicações no campo da Educação e da Formação de Professores, da História da Educação e das Políticas Educativas.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA

 

 

 

Imprimir Notícia