Faculdade Murialdo

“Questões do contemporâneo e o suicídio na adolescência” é tema de Palestra na FAMUR

   Na noite desta terça-feira, 16 de maio, no Miniauditório II, os acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade Murialdo (FAMUR) participaram da palestra “Questões do contemporâneo e o suicídio na adolescência ministrada pelas psicólogas e professoras Drª. Gênesis Sobrosa e Ma. Janaína Oliveira da Silva.

   A palestra iniciou com a fala da professora Gênesis que abordou a temática do suicídio e suas patologias como a depressão, o transtorno afetivo bipolar, o transtorno de personalidade limítrofe e a esquizofrenia. Por sua vez, a professora Janaína tratou sobre as formas de tratamento, medicação e diagnóstico dessas doenças.

   A iniciativa buscou aprimorar o conhecimento dos acadêmicos sobre o tema frente aos últimos acontecimentos, como o fenômeno “baleia azul”. Para a estudante Carolina Calixto, o assunto é atual e de extrema importância. “Precisamos conversar muito sobre os problemas da vida e sermos sensíveis às pessoas doentes psicologicamente. Elas sofrem e, às vezes, nem nos damos conta que estão suplicando por socorro”, destacou.

   Para a professora Gênesis, o suicídio é um problema de saúde pública e a adolescência tem sido considerada um período vulnerável a este comportamento.  “O suicídio na adolescência deve ser combatido, evitando-se que mais jovens recorram à morte como forma de enfrentamento de dificuldades que encontram na vida”, advertiu.

   No final da palestra, os acadêmicos participaram de uma dinâmica, na qual, deviam falar a uma pessoa desconhecida, a frase “Eu te percebo, eu te respeito e te aceito como você é”.

Imprimir Notícia