Faculdade Murialdo

Projeto Zoonoses: Ações de Saúde Única

O programa desenvolve atividades de prevenção junto a comunidade

 

O curso de graduação em Medicina Veterinária atua diretamente no combate as zoonoses. Mas, você realmente sabe o que significa esse termo? Zoonoses são enfermidades naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem. Elas representam uma importante ameaça à saúde e ao bem-estar da população. Alguns exemplos dessas doenças são: Raiva; Leishmanioses; Leptospirose; Toxoplasmose; Teníase; entre outras.

 

Apesar do avanço nas medidas de controle e cobertura dos serviços de saúde, essas enfermidades continuam registrando altas taxas de ocorrência nas zonas rurais e urbanas. Diante desse fator, a Faculdade Murialdo (FAMUR), por meio do curso de Medicina Veterinária, está desenvolvendo junto a comunidade o projeto de extensão “Zoonoses”. O programa, que teve início no segundo semestre de 2018, busca esclarecer dúvidas sobre a temática por meio de palestras em escolas da Serra Gaúcha, para turmas do Ensino Médio. As ações são coordenadas pelas professoras da Instituição, Ma. Ana Silvia Eder, Drª. Fernanda Flores e Ma. Mayra Vissotto Ribeiro.

 

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da FAMUR, Drª Fernanda Flores, o tema é de suma relevância por contemplar o eixo Saúde Única. “As ações do projeto abrangem a saúde humana, dos animais e do meio ambiente, que são muito importantes e norteiam as diretrizes do curso de graduação da Instituição”, afirma.

 

Juntamente com as palestras, a FAMUR também realizou ações de vacinação antirrábica em municípios como Caxias do Sul, Flores da Cunha, São José dos Ausentes e Ipê. Foram mais de 1.200 animais vacinados com a dose anual da vacina que previne a raiva em cães e gatos.

 

Para 2019, estão previstas diversas atividades, entre elas, a FAMUR realizará mais uma edição da vacinação antirrábica em cães e gatos na cidade de Flores da Cunha, no dia 8 de junho, na Praça Central. A ação ocorrerá das 8h às 12h.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3039.0245 – Unidade Sede e (54) 3535.7350 – Unidade Ana Rech.

 

Fotos: Divulgação

Imprimir Notícia