Faculdade Murialdo

Professor da FAMUR publica artigo científico em cooperação internacional

O professor e pesquisador da FAMUR, coordenador do curso de Agronegócio, Dr. Ricardo José Stein, por meio de um acordo de cooperação científica internacional, juntamente com pesquisadores da França, Índia, Itália e Suíça, publicou o artigo “Assessing the impacts of sewage sludge amendment containing nano-TiO2 on tomato plants: A life cycle study”.

 

O trabalho foi publicado na revista científica da Holanda Journal of Hazardous Materials (https://www.sciencedirect.com/journal/journal-of-hazardous-materials), uma das revistas internacionais de maior prestígio e impacto científico do mundo na temática ambiental. O periódico traz artigos relacionados ao controle, análise de risco e manejo do meio ambiente.

 

A pesquisa trouxe como objetivos determinar e quantificar o impacto ambiental do uso de nanopartículas de titânio, comumente utilizadas na indústria, na vida das plantas, e em consequência, nos alimentos. Segundo Dr. Stein, por meio do trabalho, foi possível detectar essas partículas sendo acumuladas nos diferentes órgãos e células vegetais, o que indica um grande potencial risco para a saúde pública. O professor da FAMUR ainda conta que é de suma importância a preocupação com o destino resíduos da atividade humana, já que seu acúmulo em plantas e em suas partes comestíveis podem acarretar em acúmulo e intoxicação humana.

 

Para Stein, cooperações internacionais são parte central da inter-relação de Centros e Institutos de Pesquisa e de Pesquisadores ao redor do mundo, e ilustram o caráter colaborativo da atividade científica. “Esses trabalhos contribuem muito para o desenvolvimento de políticas públicas ambientais do mundo inteiro”, destaca.

 

Leia o artigo completo em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0304389419301669

Imprimir Notícia