Faculdade Murialdo

A Rede Murialdo da Serra Gaúcha (Ação Social, Colégios e Faculdade), tendo em vista sua missão de Educar para a Humanização, ressalta a importância de manifestar sua preocupação com os rumos do processo democrático brasileiro, além de estar acompanhando as manifestações contra a corrupção e contra a ineficiência de alguns setores do Estado Brasileiro. Desde sempre, o Murialdo preocupa-se com uma visão integral de ser humano, além estar sempre atento aos temas contemporâneos como a boa política, a ética ambiental, os direitos humanos dentre outros. Por isso, sempre está do lado da história que defenda valores democráticos e republicanos, contrário a qualquer alternativa autoritária inconsequente.

 

Tendo como propostas de ensino e aprendizagem o ensino investigativo e as metodologias ativas, sempre busca o conhecimento científico-crítico, legitimando as informações e o conhecimento, evitando a mentira e o erro, fugindo de meias verdades ou manipulações. Por ser uma instituição cristã-católica, a busca da verdade é algo inegociável, além de valores como a honestidade, a equidade, o respeito e a solidariedade.

 

Por estar empenhada em sua missão de Educar, assim como São Leonardo Murialdo, o fundador da Congregação dos religiosos Josefinos de Murialdo, salienta que é preciso educar virtuosos cristãos e honestos cidadãos, tendo clareza que uma mudança social de fato acontecerá pela educação, como educação e na educação. Nesse sentido, manterá sua missão voltada à construção de uma sociedade mais justa, fraterna e ética.

 

A Rede Murialdo está junto aos problemas e desafios de sua comunidade acadêmica. Por isso, apoia manifestações pacíficas e em busca de direitos, além de cobrar do Estado Brasileiro melhores condições para seus cidadãos. No entanto, sabe que cada um precisa fazer a sua parte na construção de um mundo melhor.