Faculdade Murialdo

Pós-graduação FAMUR: acadêmicos participam de Módulo Internacional no Chile

Atividade faz parte do MBA em Desenvolvimento Humano e Liderança

 

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, possuir um diploma de graduação consiste no primeiro passo para uma carreira sólida e de sucesso e a qualificação profissional permanente é um diferencial importante na formação da carreira. Assim, a pós-graduação é mais uma oportunidade de melhorar o currículo diante da concorrência.

 

Nesse contexto, a Faculdade Murialdo (FAMUR) oferece o MBA em Desenvolvimento Humano e Liderança. O curso busca formar profissionais para a identificação e desenvolvimento do potencial humano; capacitar para o desenvolvimento de seus potenciais; desenvolver alto nível de efetividade nos relacionamentos interpessoais e desenvolvimento da liderança; e oferecer ao aluno diversas ferramentas práticas e atuais; gestão de conflitos; mapeamento e identificação de potenciais; comunicação assertiva; neuroliderança; e gestão de crise.

 

Um dos diferenciais do MBA da FAMUR é o Módulo Internacional. Recentemente, a primeira turma do curso viajou para o Chile acompanhada da professora Magda de Toni. Os estudantes passaram sete dias (3 a 10 de junho) no país e realizaram visitas técnicas a diferentes organizações conhecendo diversos modelos de gestão, cadeias produtivas, negócios e ações estratégicas. Além disso, ainda se conectaram com a cultura local.

 

Durante a viagem, os pós-graduandos visitaram a Vinícola Concha y Toro; a Empresa de embalagens Edelpa Envases del Pacifico; a Universidade de Santiago de Chile; a Distribuidora Promerco; a Vinícola Undurraga; o Porto de Valparaíso e Colégio Murialdo de Santiago. Além disso, conheceram diversos pontos turísticos e culturais de Santiago, como o Templo Bahá’í de Sudamérica, além de visitas guiadas por Valparaíso, Vinã Del Mar e Portillo nos Andes. Também tiveram alguns períodos livres para a visitação na cidade de Santiago. Em pequenos grupos visitaram locais como o Centro Cultural Estación Mapocho, o Centro Gabriela Mistral, o Mercado Central de Santiago, o Museu Nacional de Bellas Artes, a Plaza de Armas, a Plaza Baquedano, o Parque Metropolitano de Santiago e o Sky Costanera que é o prédio mais alto da América Latina.

 

Toda a integração realizada na viagem buscou relacionar o conteúdo visto em sala de aula com a prática no ambiente dos negócios. De acordo com a professora do MBA Desenvolvimento e Liderança da FAMUR, Magda de Toni, a escolha pelo Chile se deu pelo fato de ser o primeiro país latino-americano a se tornar desenvolvido e é um excelente case de boas práticas de gestão e liderança. “O país é referência em baixa inflação, desenvolvimento humano, competitividade, inserção na economia global, liberdade econômica e percepção de corrupção, além de possuir lições de estabilidade política e econômica”, conta.

 

Segundo a professora, durante o Módulo Internacional os acadêmicos participaram de palestras, visitas técnicas e outras atividades educacionais que, além de oportunizar experiências únicas, proporcionaram oportunidades de networking. “Foi uma grande experiência para os estudantes relacionarem o conteúdo desenvolvido nas aulas com um ambiente de negócios internacional”, argumenta.

 

O supervisor de marketing e acadêmico do MBA, Júlio Rodrigues, conta que mudar de cenário e vivenciar outro ambiente é uma atividade que permite expandir os conhecimentos. “A internacionalização não é só um viagem de estudos; nos fez sair da nossa zona de conforto. Aprendemos a conviver com diferentes culturas e seus costumes particulares. Por meio da viagem foi possível compreender qual é a visão dos chilenos em relação à economia e à educação, além da possibilidade de realizar uma imersão em diferentes modelos de negócio. Tenho certeza que todos saíram enriquecidos dessa experiência”, destaca.

 

Para a profissional de Educação Física e pós-graduanda Lauriane Dutra, a viagem fechou o MBA com chave de ouro. “Lá no Chile pudemos associar toda a teoria que vimos em sala de aula. Vivenciar outra cultura, outro estilo de vida e outras maneiras de gestão enriqueceram o conhecimento de todos”, destaca. Além disso, a estudante conta que outro ponto positivo foi a convivência com os colegas. “Poder estar em contato com diversos pontos de vista é maravilhoso”, afirma.

 

Mas, afinal, o que é MBA?

MBA é a sigla correspondente para o termo em inglês Master in Business Administration. No Brasil, o termo consiste num curso superior de pós-graduação lato sensu voltado para conhecimentos na área de gestão e administração. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos MBA são cursos de especialização com duração mínima de 360 horas.

 

Clique aqui conheça os cursos de pós-graduação da FAMUR

 

Fotos: Divulgação

Imprimir Notícia