Faculdade Murialdo

Palestra sobre inserção das mulheres no agronegócio encerra programação especial de março

No dia 8 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Data que, além de comemorar as lutas do movimento feminista, tem o propósito de incentivar a reflexão e reconhecer o papel da mulher para com a sociedade. Diante deste propósito, a Faculdade Murialdo (FAMUR) organizou uma programação especial durante todo o mês de março, com palestras, debates, homenagens, reflexões.

Assim, nesta quarta-feira, aconteceu a palestra de encerramento, com a com a administradora da Sicredi Pioneira RS, Giovana Pistorello sobre a “Inserção das mulheres no agronegócio”, com a presença da direção, profissionais e estudantes.

Pistorello falou sobre o funcionamento da Sicredi Pioneira RS e a conexão da Instituição com o agronegócio. Além disso, apresentou uma pesquisa com diversos dados sobre as mulheres no agronegócio. Ela destacou que a mulher a vem ganhando mais força e reconhecimento no campo. “Estamos lutando para conquistar nosso espaço com dignidade e respeito, superando todas as dificuldades que advém deste processo”, afirmou.

            A profissional também abordou as dificuldades que as mulheres do campo enfrentam para cursar um curso superior e contou aos presentes a sua história de vida, desde o seu nascimento em uma propriedade rural, sua vivência no meio e sua decisão de trabalhar com o agronegócio na Sicredi. “Eu vivo e respiro agro. O campo nos traz muitas oportunidades e a agricultura familiar, pela sua importância, sempre vai ter espaço”, declarou.

            Para a acadêmica Valdiane Castilhos, 1º estagiária de agronegócio na Sicredi Pioneira RS, a palestra foi esclarecedora e instigadora. “Ações como essa agregam muito conhecimento. Eu quero contribuir com a prosperidade das comunidades locais. Por isso, quanto mais conhecimento tenho, melhor eu posso atendê-las”, afirmou.

 

Fotos: Daniela Basso

Imprimir Notícia