Faculdade Murialdo

Murialdo promove palestra com o reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa

A Faculdade Murialdo (FAMUR) traz para Caxias do Sul, no dia 13 de setembro, às 19h30min, o reitor honorário da Universidade de Lisboa, professor António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa que palestrará sobre “Educação e educadores: viver o presente, construir o futuro”. O evento será no Teatro Murialdo (Rua Flores da Cunha, 1740 | Centro | Caxias do Sul | RS) e as inscrições, no valor de R$ 80,00 devem ser realizadas através do link http://bit.ly/novoanafamur até o dia 11 de setembro. O evento busca oportunizar espaço para reflexão e socialização de saberes e experiências pedagógicas a fim de aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem, bem como contribuir com o desenvolvimento profissional do professor.

Ao longo da sua vida profissional-acadêmica, António da Nóvoa tem se dedicado a estudos sobre a educação, a profissão docente e a formação de professores. Ele já foi reitor da Universidade de Lisboa e candidato a presidência de Portugal neste ano de 2016, tendo como tema de campanha a importância da educação para o avanço do país. É um dos intelectuais de maior circulação internacional no debate pedagógico atual e pertence a uma geração que concentra atenções em aspectos intraescolares, como currículos e competências, formação inicial e continuada de professores, e processos de aprendizagem. 

Nóvoa sustenta que o desafio dos profissionais da área escolar é manterem-se atualizados sobre as novas metodologias de ensino e desenvolverem práticas pedagógicas eficientes, pois “o ensino ocorre cada vez menos em espaços fixos e cada vez mais em vários espaços, redes e relações e a aprendizagem é cada vez menos um ato passivo, e mais um ato de descoberta, pesquisa e comunicação”. Segundo ele, nenhuma reforma educacional tem valor se a formação de docentes não for encarada como prioridade.

 

ANTÓNIO DA NÓVOA é Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, instituição de que foi Reitor entre 2006 e 2013. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e Doutor em História pela Universidade de Paris IV - Sorbonne. Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve e pela Universidade de Brasília. Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Autor de obras no campo da Educação e da Formação de Professores, da História da Educação e das Políticas Educativas.

 

SERVIÇO

O quê: Palestra com António Sampaio da Nóvoa – Professor da Universidade de Lisboa

Tema: Educação e educadores: viver o presente, construir o futuro

Quando: 13/09/2016 – terça-feira, às 19h30min

Local: Teatro Murialdo (Rua Flores da Cunha, 1740 | Centro | Caxias do Sul | RS)

Inscrições: Pelo link http://bit.ly/novoanafamur até o dia 11 de setembro

Investimento: R$ 80,00

Informações: (54) 3039.0245 | relacionamento@faculdademurialdo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Imprimir Notícia