Faculdade Murialdo

Mesa-redonda debateu o papel do Gestor em Agronegócio no Desenvolvimento Regional e Nacional da Economia Brasileira

O encontro teve por objetivo ilustrar a atuação do Gestor em Agronegócio nos diferentes segmentos de produção agropecuária, além de seu papel no desenvolvimento local, regional e nacional

 

Na noite da última segunda-feira, 16 de setembro, a Coordenação e Núcleo Docente do curso de Gestão em Agronegócio da Faculdade Murialdo (FAMUR) promoveu uma mesa-redonda com a temática “O papel do Gestor em Agronegócio no Desenvolvimento Regional e Nacional da Economia Brasileira”.

 

Apesar de o agronegócio ser visto tradicionalmente atrelado com as atividades do segmento produtivo, o trabalho não fica restrito a apenas esta área. Desta forma, o encontro teve por objetivo ilustrar a atuação do Gestor em Agronegócio nos diferentes segmentos de produção agropecuária, além de seu papel no desenvolvimento local, regional e nacional. “A atividade é uma excelente oportunidade para os alunos entrarem em contato com profissionais que atuam em diferentes áreas e segmentos do agronegócio, para assim, melhorar o seu posicionamento no mercado de trabalho”, explica o coordenador do curso de Agronegócio, professor Dr. Ricardo José Stein.

 

Para o acadêmico José Ricardo Castilhos, a palestra foi de extrema importância para os futuros gestores do Agronegócio, mostrando como é o mercado de trabalho, e como podem ser bons profissionais nesta área. “Esta mesa-redonda foi umas das melhores que eu já participei, pois auxiliou os acadêmicos apontando um norte e, consequentemente, apresentando as inúmeras possibilidades da área de atuação do tecnólogo em Agronegócio”.

 

A ocasião contou com a presença de quatro Gestores em Agronegócio egressos da FAMUR, que falaram sobre as trajetórias profissionais, o presente e as expectativas de futuro sobre o Agronegócio e suas atividades. Participaram: Valdiane Castilhos, Rafael Henz, André Moschen e Letícia Dorigatti. A mesa-redonda contou ainda com a coordenação da professora e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Agronegócio, Prof. Ma. Ana Rita Nunes.

 

O aluno Edson André Barea conta que a presença de egressos, durante o encontro, em contato direito com os estudantes do curso, conseguiu fazer presente uma realidade muita positiva de onde e como o Gestor em Agronegócio pode atuar. “O ‘leque’ de informações e opções que o evento nos abriu, mostra o quanto é importante o agronegócio para o desenvolvimento regional, e também a amplitude de atuação e a responsabilidade dentro do setor que o profissional assume”.

 

Foram debatidos importantes temas, como o papel do Gestor em Agronegócio na sucessão rural, financiamento e seguro agrícola, organização da cadeia produtiva e implantação de controles financeiros em propriedades rurais, além da importância da contínua formação em um mercado promissor, mas muito competitivo.

 

Fotos: Ana Rita Nunes e Juliana Rossa

Imprimir Notícia