Faculdade Murialdo

MBA FAMUR: Acadêmicos do curso de Desenvolvimento Humano e Liderança participam de Módulo Internacional no Chile

A iniciativa tem por objetivo relacionar o conteúdo em sala de aula com a prática no ambiente dos negócios

 

Entre os dias 09 e 18 de setembro, a segunda turma de acadêmicos do MBA em Desenvolvimento Humano e Liderança participou do Módulo Internacional. O destino da viagem foi o Chile, por ser o primeiro país latino-americano a se tornar desenvolvido, além disso é um exemplo de boas práticas de gestão e liderança.

 

A professora Magda De Toni, responsável pelo desenvolvimento do Projeto do Módulo Internacional, explica que essa vivência traz uma possibilidade para os acadêmicos de se conectar com outras culturas, conhecer organizações diversificadas, oportunidades únicas e experiências diretas que proporcionam momentos de networking nas mais diversas organizações visitadas. “Desta forma, prepara os alunos para lidar com as diversidades culturais, além de servir para que o estudante relacione o conteúdo desenvolvimento em sala de aula a um ambiente de negócios internacionais, conhecendo a cadeia produtiva em diferentes contextos e negócios, modelos de gestão, ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável”.

 

No roteiro da viagem dos pós-graduandos estavam as empresas Viña Concha y Toro, Viña Undurraga, Puertuária Valparaíso e EPYSA Buses. Eles também conheceram diversos pontos turísticos e culturais de Santiago, como o Templo Bahá’í de Sudamérica, além de visitas guiadas por Valparaíso, Vinã Del Mar, Portillo e Vale Nevado.

 

A visita teve a supervisão do professor Dr. Isidoro Ciconet. Para ele, a viagem serviu para conhecer as práticas de gestão de pessoas em organizações fora do contexto nacional, e ainda vivenciar os hábitos e cultura do povo chileno. “As visitas às empresas Epysa e Porto de Valparaiso, por exemplo, nos oportunizaram conhecer as práticas de gestão organizacional e de pessoas, por meio de visitação às instalações e exposição por parte dos seus dirigentes. Tivemos a felicidade de obter muitas informações e conhecimentos que podem servir de benchmarking e futuras proposições às nossas organizações locais”.

 

A acadêmica Patrícia Vergani conta que a viagem foi uma experiência marcante. “A diversidade neste país é enorme, em apenas duas horas de viagem o cenário muda completamente, a oeste você chega a Valparaíso, às águas geladas do oceano Pacífico e ao Puerto Valparaíso, em nossa visita tivemos uma aula sobre planejamento estratégico a longo prazo”.

 

O Módulo Internacional do MBA em Desenvolvimento Humano e Liderança da FAMUR consiste em uma semana de atividades práticas, vinculadas ao desenvolvimento de competências e habilidades do líder/gestor. A Coordenadora de Pós-graduação e Extensão da instituição, professora Ana Rita Nunes, enfatiza que este é um grande diferencial na formação de líderes e gestores. “Esta é uma vivência diferenciada, visto que o estilo de gerir e liderar difere de acordo com a cultura de cada local. Os nossos alunos puderam ter melhor entendimento de estilos de liderança e gestão de alguns serviços e setores do Chile”.

 

Sobre o MBA:

MBA é a sigla correspondente para o termo em inglês Master in Business Administration. No Brasil, o termo consiste num curso superior de pós-graduação lato sensu voltado para conhecimentos na área de gestão e administração. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos MBA são cursos de especialização com duração mínima de 360 horas.

 

 

Fotos: Divulgação

Imprimir Notícia