Faculdade Murialdo

II Ronda Cultural MedVet homenageia cultura gaúcha e celebra o Dia de Murialdo

A última semana foi muito especial para a Instituição Murialdo de todo o mundo (presente em 16 países): comemorou-se a Festa do Padroeiro (18 de maio) São Leonardo Murialdo. Para celebrar a data, a Faculdade Murialdo (FAMUR), por meio do curso de Medicina Veterinária, promoveu, no dia 17 de maio, a II Ronda Cultural Gaúcha FAMUR MedVet. O evento ocorreu no CTG Ginetes da Tradição, em Ana Rech.

 

A atividade buscou promover a integração entre a comunidade acadêmica e a Congregação dos Josefinos de Murialdo, por meio da cultura gaúcha. A programação contou com as seguintes atrações: missa crioula celebrada pelo Pe. Ernesto Camerini; apresentações artísticas; jogos tradicionais; música gaúcha com artistas convidados; escolha da melhor indumentária gaúcha com os vencedores Roque Vieira (1º lugar) e Marcelo Juszkevics (2º lugar) na categoria peão e empate entre Raquel Oro e Silvia Gabriela Bacedo, na categoria prenda; e tradicional jantar com costelão e linguiça campeira.

 

Segundo a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Fernanda Flores, o evento foi organizado pelos acadêmicos. “Nossos estudantes são os protagonistas da Ronda Cultural Gaúcha: organizaram, convidaram e movimentaram a comunidade acadêmica a fazer parte dessa festa e a missa é uma forma simples de gratidão a São Leonardo Murialdo, fundador da Instituição”, relata.

 

O acadêmico do curso de Medicina Veterinária Marcelo Bacedo conta que a Ronda buscou resgatar a cultura. “Nosso intuito foi trazer para perto e apresentar aos participantes nosso tradicionalismo gaúcho, além de comemorar o Dia de São Leonardo Murialdo de uma forma diferente”, afirma. De acordo com Augusto Bossle Sandi, um dos acadêmicos organizadores, o evento foi um sucesso. “É gratificante ver as pessoas felizes e gostando do que a gente preparou. Foi muito trabalhoso planejar, mas com a cooperação de todos, tudo foi resolvido”, argumenta.

 

O evento também contou com a participação da comunidade de Ana Rech. O casal Josemar e Gema Boff contam que a iniciativa da Ronda Cultural foi original e diferenciada. “Nós gostamos muito dessas atividades e temos uma relação de amizade com a Instituição Murialdo. O evento de hoje foi divertido, alegre e animado. Se tiver outros, a gente participa“, salienta Gema.

 

A Ronda Cultural Gaúcha é uma promoção dos estudantes de Medicina Veterinária e ocorre anualmente, na semana de São Leonardo Murialdo.

 

Fotos: Daniela Basso e Divulgação

 

Imprimir Notícia