Faculdade Murialdo

I Encontro de Saúde e Beleza alerta para a importância da prevenção do câncer de mama

Na noite desta terça-feira, 24 de outubro, no Miniauditório I da Unidade Sede, a Faculdade Murialdo (FAMUR) realizou o I Encontro de Saúde e Beleza para acadêmicos, professores e funcionários da Instituição. O evento foi uma promoção da Coordenação Acadêmica, Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), Central de APS e Pastoral Murialdo, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama e dos cuidados durante o tratamento, bem como despertar a autoestima e aprender dicas sobre como vestir-se de forma adequada e com elegância.

A atividade, que fez parte do “Outubro Rosa”, iniciou com a demonstração de produtos de beleza, dicas de maquiagem e produção de makes com a diretora da Mary Kay, Letícia Moreira e a consultora de beleza, Natiele Siqueira. Após, ocorreu a palestra “Desvendando o Câncer de Mama - Prevenir é o Caminho” com a fisioterapeuta Priscila Boschetti. A profissional apresentou dados estatísticos, causas e fatores de risco da doença e destacou a importância do autoexame. Ela também abordou os estágios do câncer de mama e as fases do tratamento, bem como ressaltou a necessidade da mulher realizar anualmente a mamografia, após os seus 40 anos de idade. “Com a realização do exame, conseguimos detectar a doença em seu estágio inicial e, desta forma, a chance da cura é muito maior e o sofrimento, menor”, relatou.

Após, aconteceu o bate-papo com a personal style Gicele Lentz, sobre o “Uso da imagem a nosso favor”. Lentz alertou os presentes para a importância do autoconhecimento e da auto aceitação para, a partir daí vestir-se de forma correta. “O segredo está no bom senso. Em apenas 10 segundos as pessoas fazem um raio X da gente e tiram as suas próprias conclusões. Nossas roupas contam histórias, nossa imagem fala por nós”, afirmou.

Para finalizar com chave de ouro, os integrantes do DCE realizaram sorteios de brindes. Os presentes também foram presenteados com laços rosas e blocos de anotações alusivo ao evento.

De acordo com a coordenadora do NAP, professora Ana Rita Nunes, o encontro foi bem positivo e teve alta adesão por parte dos acadêmicos e dos profissionais. “Foi bem bacana abordar o câncer de mama nessa época tão importante de prevenção. A responsabilidade social está no DNA da nossa Instituição. Assim, estamos confiantes para promovermos novas palestras durante o mês de novembro, que é dedicado à prevenção do câncer de próstata”, contou.

Para a estudante de Administração Gabriela Galafassi, o evento foi de grande aprendizado. “É necessário que as mulheres se cuidem e se previnem. Além disso, a autoestima ajuda no tratamento e na cura do câncer. As palestras foram bem assertivas em seus temas contemporâneos”, relatou.

Já na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, a Unidade Ana Rech  contou com atividades alusivas ao Outubro Rosa. Houve distribuição de blocos, fotografias e dicas de prevenção ao câncer. 

 

Câncer de Mama: é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns com desenvolvimento rápido, enquanto outros são mais lentos. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente, no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%.

 

 

Fotos: Daniela Basso e Morgana Vanin

Imprimir Notícia