Faculdade Murialdo

FAMUR recebe visita do Conselho Federal de Medicina Veterinária

A Faculdade Murialdo (FAMUR) – Unidade Ana Rech (Avenida Rio Branco, 1.595) recebe, nesta segunda e terça-feira, dias 14 e 15 de agosto, a segunda visita da gestora do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem para Desenvolvimento das Competências Humanísticas, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Regina Celia Werneck Affonso. As atividades ocorrem das 8h30min às 11h30min e das 14h às 18h.

A proposta do CFMV é orientar os passos necessários para a adoção, pela IES, de estratégias de ensino-aprendizagem voltadas ao desenvolvimento das competências elencadas no artigo 4º da Resolução CNE/CES nº 1/2003, a qual institui diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em Medicina Veterinária. Essas competências são intituladas na Resolução como: Atenção à Saúde, Tomada de Decisões, Liderança, Comunicação, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente. Neste documento, o conjunto dessas competências é denominado “competências humanísticas”.

            Na segunda-feira, 14 de agosto, aconteceu uma reunião com a equipe gestora do projeto e docentes para analisar os resultados do projeto no primeiro semestre de 2017. Nesta terça-feira, (15) aconteceu uma palestra com os alunos novos (1º e 2º semestre) para explicação do projeto e explanação das competências do médico veterinário. A atividade ainda contou com uma dinâmica de grupo. Na parte da tarde, está prevista uma oficina de capacitação das estratégias para os professores.

            De acordo com o acadêmico do quarto semestre, Eduardo Stimamiglio, a presença do CFMV é de extrema importância para o aprendizado de forma significativa e investigativa.  “Os ensinamentos de hoje nos faz perceber que precisamos trabalhar em equipe, pois, no futuro não vamos ser profissionais sozinhos, vamos ser colegas de trabalho, precisamos nos ajudar”, ressaltou.

O projeto tem duração de um ano, com uma visita inicial para orientação e capacitação e esta segunda para avaliação e capacitação. Os participantes receberão certificado de participação.

 

 

 

Confira a entrevista com Regina Celia Werneck Affonso

 

1.    Qual a missão do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem para Desenvolvimento das Competências Humanísticas, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)?

Nossa missão é despertar no corpo docente a necessidade de trabalhar as estratégias ativas de ensino e de aprendizagem em sala de aula para o desenvolvimento das competências humanísticas e atender as diretrizes curriculares nacionais.

 

2.    Quais são as principais Estratégias de Ensino-aprendizagem para Desenvolvimento das Competências Humanísticas apontadas pelo CFMV?

São 18 estratégias que estão disponíveis em nosso guia, mas o professor tem a liberdade de criar sempre, tendo como base a formação de grupos e colocar os estudantes com o foco da aprendizagem.

 

3.    Como você vem percebendo o curso de Medicina Veterinária da FAMUR?

Muito bem, estou impressionada com a coordenadora pedagógica Roberta Lopes Augustin e todo o corpo docente do curso. É um bom trabalho, só tenho que parabenizar.

 

4.    Na sua visita à FAMUR, você realizou reuniões com a direção, professores e se encontrou/trabalhou com os acadêmicos iniciantes. Por que esta estratégia?

Essa já é minha segunda visita. Durante a primeira visita que estive aqui analisei os projetos realizados no primeiro semestre e, agora, os novos estudantes precisam ter ciência do projeto.

 

Fotos: Daniela Basso

Imprimir Notícia