Faculdade Murialdo

FAMUR realiza II Ciclo de Palestras do Agronegócio

Com o objetivo de estimular o debate e a discussão de temas relacionados aos diferentes segmentos e cadeias produtivas do Agronegócio, a Faculdade Murialdo (FAMUR) realizou o II Ciclo de Palestras do Agronegócio. A iniciativa que ocorreu na unidade sede da FAMUR (Rua Marquês do Herval, 701) nos dias 05, 06 e 07 de novembro contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas.

 

O evento buscou realizar a troca de ideias e experiências, onde profissionais com renomada experiência realizaram uma palestra, seguida de uma mesa-redonda, debatendo ideias e ilustrando conceitos relacionados ao Agronegócio. No dia 05/11, ocorreu o bate-papo sobre Inspeção Sanitária, produção de aves e gestão de frigoríficos, com o médico veterinário e docente Me. Romulo Barche e mesa-redonda com os acadêmicos Diogo Roberto Ballardin e Guilherme Bampi, mediada e conduzida pelo professor Me. Rafael H. Sachet.

 

Já no dia 06 de novembro foi realizada a palestra sob a temática Agroecologia, produção orgânica e agricultura familiar, com o Prefeito do município de Santa Clara do Sul, Paulo Cézar Kohlrausch, e mesa-redonda com o acadêmico Jorge Translatti Santos, mediada e conduzida pela prof. Ma. Ana Rita Nunes. Durante o encontro, foram abordados temas como o Selo Santa Clara mais Saudável, programa implantado pelo município com a produção de alimentos ecológicos.

 

Para finalizar a semana, ocorreu o evento sobre Rastreabilidade de produtos de origem vegetal, com o engenheiro agrônomo Esp. Mateus Chiarani e mesa-redonda com a acadêmica Ledionara Turella.  Na palestra, foram discutidos como é feito o rastreamento e como é realizado o processo de adequações por parte dos produtores rurais.

 

Vale destacar que o Agronegócio Brasileiro contribui significativamente para a formação do Produto Interno Brasileiro (PIB), e além de sua grande relevância econômica, seus valores culturais e sociais trespassam sua importância e as fronteiras geográficas brasileiras. Para o coordenador do curso, Dr. Ricardo Stein, o evento foi de suma importância para expor aos acadêmicos e comunidade as diferentes áreas de atuação do profissional de Agronegócio. “Esses momentos além da sala de aula são ricos em conhecimento, pois traz visões diferentes e mostram as ações dos acadêmicos da FAMUR”, salienta.

 

Para o egresso da FAMUR, Diogo Ballardin, o evento foi de grande aprendizado para todos, pois traz assuntos variados do Agronegócio. “Estamos muito acostumados com o nosso dia a dia, rotina e afazeres, que muitas vezes não damos importância a tantos outros mercados de atuação que estão dentro da cadeia do Agro. Não existe somente gado e soja, são diversos mercados que existem na nossa região e que podem ser implantados em nossas propriedades gerando prosperidade”, afirma.

 

O Ciclo de Palestras do Agronegócio ocorre anualmente na Faculdade Murialdo com a discussão de temas contemporâneos da área. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3537.0376.

 

Fotos: Divulgação

Imprimir Notícia