Faculdade Murialdo

Cães e gatos, assim como os humanos, devem receber cuidados especiais para prevenir doenças. Diante dessa responsabilidade, a Faculdade Murialdo (FAMUR) promoveu, no último sábado, 12 de maio, uma ação de vacinação contra a raiva em cães e gatos, no município de Flores da Cunha (RS). A ação que ocorreu na Praça da Bandeira (Av. Vinte e Cinco de Julho, 1.500) foi realizada em parceria com a Prefeitura.

Durante a atividade, os estudantes de Medicina Veterinária realizaram os processos de avaliação, cadastro e vacinação de aproximadamente 280 animais (248 cães e 32 gatos). O evento também contou com a presença de docentes e acadêmicos dos cursos de Administração, Agronegócio, Ciências Contábeis, Pedagogia e Recursos Humanos.

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Drª Fernanda Flores, atividades como essa, além de desenvolver o acadêmico, auxiliam no processo de ensino e de aprendizagem, bem como fortificam os laços com a comunidade. “Agradecemos o município de Flores da Cunha pelo apoio e participação. Já estamos pensando em novas atividades com o objetivo de atender um número maior de famílias”, salientou.

Para a voluntária da ONG UPEVA (União pela Vida Animal), a ação foi de grande importância para a comunidade. “Achei uma ótima iniciativa, porque estimulou as pessoas a participarem e a se conscientizarem da importância da saúde única, tanto nas pessoas quanto dos animais".

A raiva é uma doença causada por um vírus e a transmissão ocorre pela saliva, ou seja, pela mordida principalmente. Então, se um animal contaminado morder e ferir o outro, ele pode transmitir o vírus, fazendo com que a doença se prolifere. De acordo com o protocolo indicado pelos médicos veterinários, cães e gatos devem ser vacinados em dose única, a partir dos três meses de idade. A partir daí a imunização deve ser repetida anualmente.

Fotos Juliana Rossa e Divulgação