Faculdade Murialdo

A raiva é uma doença causada por vírus e a sua transmissão ocorre pela saliva, ou seja, pela mordida principalmente. Se um animal contaminado morder e ferir o outro, ele pode transmitir o vírus, fazendo com que a doença se prolifere. Por isso, cães e gatos devem receber cuidados especiais para prevenir doenças como essa. Diante dessa responsabilidade social e preocupada com a saúde única, a Faculdade Murialdo (FAMUR) promoveu, no último sábado, 29 de setembro, uma ação de vacinação contra a raiva em cães e gatos, no Murialdo Santa Fé, Zona Norte de Caxias do Sul. O evento ocorreu em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul.

 

Durante a atividade, os estudantes de Medicina Veterinária realizaram os processos de avaliação, cadastro e vacinação de 83 animais. De acordo com professor do curso de Medicina Veterinária, Flávio Gomes de Oliveira a ação proporciona aos estudantes uma educação continuada e, principalmente, humanizada. “O evento foi fabuloso. Pude perceber o crescimento dos acadêmicos na organização, no contato com os tutores e no processo de vacinação. Isso é muito gratificante para um professor”, salienta.

 

 O diretor do Murialdo Santa Fé, Antônio, acredita que a atividade é de suma importância para a comunidade. “Cuidando dos animais que vivem em nosso entorno, faz com que estejamos cuidando das nossas crianças. Se os animais têm saúde, a população também terá”, afirma. A estudante de Medicina Veterinária Bárbara Gomes Goeltzer conta que foi a primeira vez que participou da vacinação. “Estar praticando o que eu estudo em sala de aula é maravilhoso. Aprender as técnicas, ver como se faz e conversar com as pessoas é de suma importância para o meu aprendizado”, destaca.

 

A Faculdade Murialdo promoverá mais três ações de vacinação antirrábica em cães e gatos: no município de Flores da Cunha, no dia 6 de outubro, na Praça Central; em Ipê, no dia 20 de outubro, na Praça Central e em São José dos Ausentes, no dia 27 de outubro, na Praça Central. A vacinação ocorrerá sempre das 9h às 13h.

 

Fotos: Marco Antônio Tessari