Faculdade Murialdo

FAMUR realiza Ação de Vacinação Antirrábica no Canil Municipal de Caxias do Sul

Nesta semana, a Faculdade Murialdo (FAMUR), por meio do curso de Medicina Veterinária, realizou mais uma edição da vacinação antirrábica em cães e gatos. Desta vez, a ação ocorreu no Canil Municipal de Caxias do Sul, por meio de uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do município, na qual imunizou 210 animais.

 

Vale ressaltar que as doses da vacina foram doadas pela FAMUR. Além disso, durante a ação, os acadêmicos foram acompanhados pelas docentes médicas veterinárias Vanessa Milech e Mayra Vissotto Ribeiro, juntamente com a coordenadora de curso de Medicina Veterinária, Dra. Fernanda Flores. Além disso, a ação vem ao encontro com a missão da FAMUR, que é atuar com responsabilidade socioambiental, na temática da Saúde Única Animal.

 

A atividade é uma oportunidade para que os acadêmicos coloquem em prática a teoria aprendida em sala de aula e também se aproximem da comunidade. Segundo a coordenadora do curso, Dra. Fernanda Flores, a atividade tem finalidade acadêmica, mas acima de tudo social. “A experiência proporcionada aos acadêmicos, pelos médicos veterinários do canil municipal, que contextualizaram a realidade vivenciada por eles na prática profissional diária, foi fantástica.  Os animais mantidos no canil municipal são bem cuidados, e recebem todos os cuidados necessários. Contudo, muitas pessoas desconhecem a rotina, as necessidades e atuação dos profissionais, e desta forma, julgam de maneira equivocada as reais condições do local”, afirma.

 

Para a acadêmica de medicina veterinária, Bianca Dutra, a ação de vacinação antirrábica foi uma experiência ímpar. “Eu já tinha um conhecimento prévio da importância do trabalho do canil, porém nunca tinha participado de ações no local. Foi uma atividade de suma importância, principalmente se tratando de canil, pois são animais que vem da rua e podem transmitir doença para os que já estão lá dentro”, salienta.

 

Vale destacar que a raiva é uma doença causada por um vírus e a transmissão ocorre pela saliva, ou seja, pela mordida principalmente. Assim, se um animal contaminado morder e ferir o outro, ele pode transmitir o vírus, fazendo com que a doença se prolifere. Um protocolo indicado pelos médicos veterinários, mostra que cães e gatos devem ser vacinados em dose única, a partir dos três meses de idade, e após repetir anualmente.

 

Em caso de dúvidas, a Faculdade Murialdo tem um plantão de atendimento, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, pelos seguintes meios:

 

Telefone: (54)3537.0676

Whats: (54)99711.2806

Facebook: @FaculdadeMurialdo

Instagram: @faculdademurialdo

 

 

 

Imprimir Notícia