Faculdade Murialdo

FAMUR participa de painel sobre a inserção do imigrante no mercado de trabalho

            A Faculdade Murialdo (FAMUR) participou, nesta quinta-feira, 23 de novembro, do painel “O negro e as relações de trabalho: reflexões e perspectivas”, no plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A atividade fez parte da Semana Municipal da Consciência Negra, criada pelo Decreto Legislativo nº 50/A, de 13 de dezembro de 1996.

A FAMUR abordou a temática “Inserção do imigrante no mercado de trabalho: o case de pesquisa e extensão acadêmica da Faculdade Murialdo”, com a professora Ma. Juliana Rossa e os acadêmicos de Recursos Humanos, Marcelo Dal Molin e Carolina Santos.

Para a professora Juliana, a participação da Instituição mostra ela está se tornando uma referência em questões que envolvem as migrações contemporâneas em Caxias do Sul. Ela destaca que a discussão proposta pela Câmara de Vereadores é fundamental para a conjuntura atual em que, grande parte da população, especialmente os imigrantes, está fora do mercado de trabalho. “Os dados da nossa pesquisa envolvendo a análise dos currículos, que foram preenchidos nas oficinas de orientação profissional, são uma contribuição que a pesquisa científica pode dar para um entendimento da realidade laboral dos imigrantes. Particularmente, estou muito satisfeita pela dedicação dos nossos acadêmicos nesse projeto, que tem tudo a ver com a missão institucional da FAMUR e com o perfil de egressos que desejamos”, afirmou.

De acordo com o acadêmico Marcelo Dal Molin, a participação nesse debate sobre as migrações o fez refletir de que é impossível não se sensibilizar e se envolver com essa causa. “Poder expor ao poder público as diversas barreiras enfrentadas por esses imigrantes na inserção no mercado de trabalho é muito importante como futuro profissional da área de gestão de recursos humanos. O direito de igualdade está na nossa Constituição, e estas pessoas vieram para cá em busca de sonhos e dignidade de viver. Agradeço a oportunidade única de estar inserido nesse tema tão relevante” afirmou.

 

Fotos: Clever Moreira e divulgação

 

Imprimir Notícia