Faculdade Murialdo

Faculdade Murialdo orienta comunidade sobre Declaração do Imposto de Renda

Os meses de março e abril foram marcados pela declaração do Imposto de Renda. Mas, afinal, o que realmente é o Imposto de Renda (IR)? É um tributo cobrado anualmente pelo Governo Federal sobre os ganhos de pessoas físicas e jurídicas. O valor é pago de acordo com os rendimentos declarados.

 

Na prática, podemos classificar o IR como um valor anual descontado sobre os rendimentos dos trabalhadores e das empresas no Brasil. Mas, a declaração do Imposto de Renda deixa muitos cidadãos em dúvida, inclusive, em como declarar. Por isso, a Faculdade Murialdo (FAMUR) orientou a comunidade, durante o mês de abril, sobre a declaração do IR, por meio do Balcão Contábil. A atividade contou com a presença de estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis.

 

A iniciativa buscou proporcionar aos acadêmicos atividade prática orientada, na qual os mesmos estavam capacitados a interagir com a comunidade e a responder as dúvidas referente ao imposto de renda da pessoa física. Além disso, a comunidade foi orientada a direcionar percentual do imposto de renda de pessoa física ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Por lei, doações efetuadas por pessoa física para entidades beneficentes, podem ser abatidas em até 6% do imposto devido.

 

Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Carmo Meinertz, a atividade é de grande valia tanto para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos. “A ação engaja os estudantes a colocarem em prática os conteúdos vistos em sala de aula, bem como a estarem atentos aos aspectos sociais. Essas atitudes contribuem na construção da ética e responsabilidade social”, salienta.

 

Dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos pelo e-mail contabeis@famur.com.br.

Imprimir Notícia