Faculdade Murialdo

Exposição fotográfica no Murialdo apresenta imagens do Senegal

 

Na Biblioteca da Faculdade Murialdo – Unidade Sede está acontecendo a exposição fotográfica “Senegal, cores e cultura”, da professora da Instituição Juliana Rossa, com curadoria de Marcia Marchetto. 

As fotografias foram feitas durante viagem ao país africano em março deste ano. O motivo principal da viagem foi a realização de uma pesquisa de campo para o doutorado da professora, que estuda a poética vocal dos cantos religiosos murides (muridismo é a fraternidade muçulmana praticada pela maioria dos senegaleses).

Os registros de Juliana captaram aspectos não só da religião, mas também paisagens e o cotidiano dos senegaleses. A exposição conta com 20 imagens, de diferentes tamanhos, impressas em material especial.        

“O meu objetivo é revelar a beleza do povo senegalês, permitindo que as pessoas daqui conheçam um pouco do Senegal. Temos a presença de muitos imigrantes em Caxias do Sul, mas sabemos pouco sobre eles”, enfatiza Juliana, que não é fotógrafa profissional, mas jornalista, professora da Faculdade Murialdo e doutoranda em Letras (UCS-UniRitter).

A curadora Marcia Marchetto, médica e amante da fotografia, aceitou o desafio de coordenar a exposição quando se deparou com uma das fotografias da viagem de Juliana, em que aparecem meninas com suas cabeças cobertas, sentadas em solo arenoso, com seus olhares curiosos em uma escola corânica. “Nesse conjunto de imagens que escolhi, busquei trazer um Senegal pouco conhecido, porém vibrante em suas cores e instigante em seus costumes, que, aos poucos, ecoa na nossa cidade”, destaca.

A exposição faz parte da programação da VIII Fórum de Iniciação Científica e seguirá até o dia 24 de novembro de 2017, com visitação das 8h às 22 horas.



Imprimir Notícia