Faculdade Murialdo

Estudantes e profissionais da FAMUR visitam o Murialdo Santa Fé

No sábado, 24 de março, um grupo de acadêmicos e de professores da Faculdade Murialdo (FAMUR) participaram de uma visita ao Murialdo Santa Fé, instituição social que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A visita, organizada pela Central de APS, pela Pastoral Universitária e pela Coordenação Acadêmico-Pedagógica, ocorreu como formação para as Atividades Práticas Supervisionadas (APSs) de Responsabilidade Social. A atividade faz com que os estudantes tenham uma vivência de observação participante de uma realidade social diferente, contribuindo para o melhor desenvolvimento das ações das APSs.

Os visitantes foram recepcionados pelo diretor do Murialdo Santa Fé, Fr. Antônio de Castro Lima, pelo vice, Pe Geraldo Boniatti e pela coordenadora Rosane Ramos de Oliveira. Após as boas-vindas, os presentes foram conduzidos ao auditório para uma roda de conversa, onde Pe. Geraldo explicou a razão da existência do Murialdo Santa Fé. “Aqui, não temos lucro nenhum, mas correspondemos com o carisma deixado pelo fundador da Congregação São Leonardo Murialdo, em 1873: atendemos gente que passa fome, famílias desestruturadas, crianças violentadas, adolescentes sem rumo. Trabalhar cuidando da pessoa e despertando sonhos, é um legado que a gente não consegue medir. E temos certeza que fazemos a diferença na vida das pessoas”, argumentou, emocionado.

Na sequência, Rosane de Oliveira contou que a meta de atendimento da Instituição são 200 crianças e adolescentes oriundas do Grande Santa Fé – Região Norte de Caxias, composta por 12 bairros. Ela explicou que as crianças e adolescentes participam de oficinas como cidadania, música, esporte, lazer, hora do conto, contação de história, higiene, entre outras. O atendimento é possível graças as diversas parcerias como o “Prato Solidário”, Banco de Alimentos, convênios com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (COMDICA) e apoio da comunidade. “Saber que podemos contar com a Faculdade Murialdo nos deixa muito felizes”, salientou.

Segundo a acadêmica do curso de Pedagogia, Aline da Silva Tomazi é maravilhoso ver na prática o que a Instituição Murialdo (desde as Obras Sociais até a Faculdade) faz em prol da sociedade. “Eu já estava encantada como aluna, pois o ensino é diferenciado. Mas sentir de perto o que se faz em favor dos mais necessitados, é algo impressionante. Me envolve e me mobiliza enquanto cidadã”, afirmou.

Além de conhecer o Murialdo Santa Fé, os acadêmicos e profissionais caminharam pelas ruas do bairro. Após, todos participaram de um almoço de confraternização, servido no local.

 

Fotos: Marco Antônio Tessari

Imprimir Notícia