Faculdade Murialdo

No dia 4 de setembro, as alunas Kellen Caroline Almeida, Paola Maio e Taina Fochezatto, do curso de graduação de Ciências Contábeis da Faculdade Murialdo (FAMUR), participaram do curso “Desafios Contábeis para 2018: Inconsistências no uso do PCASP em 2017 e a interferência na qualidade da informação". A atividade que foi uma iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, ocorreu no campus Sede da Universidade de Caxias do Sul.

 

O encontro foi ministrado pelos contadores Andrea Simoni Keikow, docente na FAMUR e Cézar Volnei Mauss, Cleonice Angela Bertochi Pituco, Fabiana dos Santos, Juliana Rodrigues, Rogério dos Santos e Sandra Regina Toledo dos Santos. Ele teve como eixos temáticos os seguintes assuntos: Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP); Ementário da receita; Exigências do Diário; Dcasp – Fechamento com Diário; Ativo/passivo financeiro e permanente; Vinculações das contas 5 e 6 para inscrição de restos a pagar com a inscrição do balanço patrimonial; Qualidade da informação; Erros e deficiências nas DCASP entregues ao TCE em 2017; Matriz de Saldos contábeis – MSC; Custos; Notas explicativas; e Revisão Geral.

 

Para a contadora e professora Andreia Simoni Keikow, o evento apresentou as mudanças, inovações e informações sobre o setor contábil. Ela ainda destaca que atividades como essa, preparam os estudantes para a vida profissional. “Nossas acadêmicas puderam ver, na prática, todas as teorias que são vistas em sala de aula. Assim, elas sairão da academia bem preparadas para o mercado de trabalho nas mais diferentes organizações”, afirma.

 

A acadêmica Paola Maio salienta que sua participação no curso foi muito importante para o aprendizado. “Na atividade, pude perceber que cada detalhe que vemos em sala de aula, faz a diferença em nosso trabalho. Temos que ser contadores justos”, frisa.

 

O curso foi destinado aos profissionais da contabilidade que atuam na área pública, em especial, no Legislativo e no Executivo dos municípios e estudantes do município de Caxias do Sul.

 

PCASP: é o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, cujo objetivo é a padronização da forma de registro contábil para a extração de informações para estes usuários.