Faculdade Murialdo

Encontro do projeto “O Agro Ocupa a Fazenda Escola” é realizado pela FAMUR

O evento busca abordar temas contemporâneos, por meio de uma abordagem teórico-prática

 

Nada melhor do que a manhã chuvosa do último sábado, 05 de outubro, para tratar dos efeitos do clima na produção agrícola. O encontro marcou mais uma edição do projeto “O Agro Ocupa a Fazenda Escola”, realizada pela Faculdade Murialdo (FAMUR), e contou com a participação de 35 acadêmicos do curso de Gestão em Agronegócio. A ação, supervisionada pelo coordenador do curso, Ricardo Stein, teve o acompanhamento do coordenador da Fazenda Escola, Rafael Sachet, e da professora Ana Rita Nunes.

 

Na ocasião, foram abordados assuntos relacionados ao efeito do clima na produção agrícola e os impactos na formação dos preços, a origem de anomalias climáticas como o El Niño e a Niña, até os efeitos na abundância de pragas e doenças nas diferentes culturas agrícolas. Também esteve em discussão a posição estratégica do Rio Grande do Sul, e da região Sul do Brasil, na diversidade climática frente aos outros estados brasileiros. “Na oportunidade ainda discutimos as estratégias financeiras para a gestão de risco em condições de tempo adversas, bem como as maneiras de se utilizar o comportamento climático do estado e da região para o ganho competitivo diante dos demais estados do Brasil”, explica Stein.

 

Para o acadêmico Maicon André Saccaro, tanto o curso de Gestão em Agronegócio quanto estes encontros estão superando as expectativas e são fundamentais para o dia a dia de trabalho. “Como produtor rural estar vivenciando estas experiências enriquecedoras possibilitam que eu tenha uma outra visão do mercado, analisando os efeitos climáticos e tudo o que impacta na produção agrícola”.

 

Já o estudante Guilherme Botelho destaca que são nestes momentos que as trocas de informações ocorrem de uma forma mais exata, onde as experiências e vivências de cada participante se somam e tornam os encontros mais proveitosos. “Atividades como estas estimulam os alunos a viver na prática o que estudamos em sala de aula. Neste sábado, por exemplo, as colocações levantadas pelos professores sobre a importância do clima e seus principais impactos na produção agrícola são aspectos importantes para os alunos e para o agronegócio em si”.

 

Projeto “O Agro Ocupa a Fazenda Escola”

O evento busca abordar temas contemporâneos, por meio de uma abordagem teórico-prática. Os estudantes, divididos em grupos, conhecem o Setor 2 da Fazenda Escola, que contempla as áreas de Ovinocultura, Suinocultura, Pomar Didático, Laboratório de Ecologia Aplicada e Área de Preservação Permanente, além de lavouras de milho, frutas e parreiral. No fim da visita, cada grupo realiza um breve relato de sua experiência no local.

 

Assim, visando tratar de temas contemporâneos voltados aos diferentes segmentos produtivos e os fatores climáticos, a ocupação de espaços das diferentes unidades da FAMUR, caracteriza-se como essencial para a formação de Gestores em Agronegócio capacitados para atender as diferentes demandas do mercado. Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do curso de Agronegócio, Ricardo Stein, pelo e-mail: agro@famur.com.br.

 

Fotos: Divulgação

Imprimir Notícia