Faculdade Murialdo

Embaixadora do Senegal visita a Faculdade Murialdo

As ações realizadas pela Faculdade Murialdo envolvendo imigrantes motivou a visita da embaixadora do Senegal no Brasil, Fatoumata Binetou Rassoul Correa, nesta segunda-feira, 18 de setembro. Ela esteve acompanhada pelo representante consular Mbaye Diagne, o presidente da Associação dos Senegaleses de Caxias do Sul Abdoulat Ndiaye (Bili); e o coordenador do Coletivo Ser Legal Cheikh Mbacke Gueye (Cher).

A comitiva foi recepcionada pelo diretor da FAMUR Pe. Raimundo Pauletti, vice-diretor Irmão Pedro Paulo da Silva, a coordenadora acadêmico-pedagógica professora Roberta Lopes Augustin e a pesquisadora da temática da imigração senegalesa, professora Juliana Rossa.

“Estamos muito felizes com a visita importante de vocês, sejam muito bem-vindos. Nossa região foi colonizada por imigrantes há muito tempo, e agora vivemos uma nova realidade migratória, que merece todo o nosso respeito”, destacou o diretor Pe. Raimundo.

O vice-direitor da FAMUR, professor Ir. Pedro, falou sobre a história dos Josefinos de Murialdo com a educação e lembrou que a ligação da Faculdade com a África, por meio da Congregação, é bastante antiga. “Estamos hoje em três países na África: Guiné-Bissau, Serra Leoa e Nigéria”.

A comitiva conheceu os projetos de pesquisa e extensão realizados na Faculdade Murialdo sobre a temática da migração contemporânea, apresentados pelas professoras Roberta e Juliana. Os participantes da reunião destacaram o quanto todas as partes envolvidas saem ganhando com essa integração que está sendo realizada.

A comitiva visitou as aulas das turmas de língua portuguesa para imigrantes que, às segundas-feiras à noite, são realizadas na FAMUR em parceria com o Coletivo Ser Legal. “Eu deveria estar estudando aqui com vocês para aprender melhor o português”, brincou a embaixadora com os alunos imigrantes. “Caxias do Sul tem se mostrado uma cidade que está acolhendo os imigrantes, como é o caso de entidades como a Faculdade Murialdo. Talvez por isso os senegaleses estejam na cidade em grande número. Esse apoio de vocês é fundamental, e por isso queremos agradecer”, acrescentou.

A embaixadora do Senegal está em Caxias do Sul para uma série de visitas a órgãos públicos e organizações envolvidas com os imigrantes senegaleses.

 

Fotos: Marco Antonio Tessari 

Imprimir Notícia