Faculdade Murialdo

Desafios e possibilidades de atuação do pedagogo é tema de palestra na FAMUR

A Faculdade Murialdo (FAMUR) promoveu, na última quinta-feira, 27 de abril, a palestra “Pedagogia: desafios e possibilidade de atuação profissional no contexto contemporâneo”. O encontro foi ministrado pelo professor Dr. Maurício Ferreira, no Miniauditório I da unidade Sede (Rua Marquês do Herval, 701 |Centro) e contou com a participação dos professores e acadêmicos do curso de Pedagogia e convidados.

A atividade apresentou os cenários da carreira do pedagogo e suas áreas de atuação do profissional. A palestra ainda disponibilizou um ambiente de discussão para os acadêmicos sobre os desafios da profissão na contemporaneidade.

Na abertura do evento, o coordenador de Pedagogia, professor Me. Ir. Pedro Paulo da Silva Jr. falou da importância da palestra como espaço singular para a reflexão e discussão do ser pedagogo. Segundo ele, “o pedagogo deve estar em busca constante de qualificação, ser criativo e ousado”.

 

 

 

De posse da palavra, Ferreira apresentou os cenários da educação e a importância em se ter profissionais capacitados para “dar respostas novas, aos novos desafios”. De acordo com o professor, a pedagogia é a ciência da educação, é o método para ensinar. “E o pedagogo, o que é?”, indagou. “É comum ouvirmos: ‘escolhi pedagogia porque gosto de crianças’. Isso ajuda, mas não é tudo. Ser pedagogo é ser responsável pelo processo educativo, é saber lidar com o diferente, sem preconceitos. Nas mãos de um pedagogo está o futuro de muitas pessoas. Ser pedagogo requer estudo, pesquisa, dedicação, confiança e perseverança na profissão”, argumentou Ferreira.

 

 

Professor Maurício chamou a atenção também para a necessidade de uma formação sólida que alie a teoria a práxis pedagógica. “O campo de atuação do pedagogo é muito fértil, haja vista sua fundamental relevância nos ambientes escolares e não escolares, como instrumento mobilizador de competências e habilidades”, salientou.

Após, deu-se espaço para perguntas e intervenções dos participantes

 

Sobre o palestrante: Professor Maurício Ferreira é Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Estudos Culturais. Graduado em Pedagogia - Anos Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É professor assistente na UNISINOS desde 2013, onde integrou o Núcleo de Formação Docente da UNISINOS, trabalhando com a seleção de professores e tutores. Desde março/2014 coordena o curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade presencial. É, também, professor convidado do Programa de Pós-Graduação da AUPEX.

 

 

 

Imprimir Notícia