Faculdade Murialdo

Curso de Pedagogia da FAMUR realiza 1ª Missão Pedagógica

Docentes, acadêmicos e coordenação do curso de Pedagogia da Faculdade Murialdo (FAMUR), juntamente com educadores da Ação Social Murialdo, visitaram no sábado, 8 de julho, a Comunidade Indígena Caingangues Pã Nónh Mág, situada no interior do município de Farroupilha (RS). Essa foi a primeira Missão Pedagógica do curso de Pedagogia da FAMUR.  

A visita buscou conhecer de perto a realidade da comunidade, bem como as necessidades e demandas, promovendo diversas ações que possibilitaram aos presentes o contato e o reconhecimento de como preservar a cultura desses indivíduos.

Durante o encontro, os acadêmicos da FAMUR realizaram uma oficina de contação de histórias, acompanhada de música ao vivo para 14 crianças da comunidade. Após, a dentista Michele Tomazzoni (que atua na Ação Social Murialdo) realizou uma breve orientação sobre a importância da saúde bucal, escovação e aplicação de flúor. Mais tarde, a Cacique Silvana contou para todos os presentes a história da comunidade. Na sequência, foram realizadas algumas atividades recreativas e, posteriormente, aconteceu uma confraternização coletiva.

Para a professora Nureive Goularte Bissaco, as atividades extracurriculares fazem parte da caminhada acadêmica. “Dessa forma, propor uma missão que possibilite ampliar as discussões numa interface com as questões de gênero, meio ambiente, relações étnicos-raciais e direitos humanos, nos desafiou a realizar a primeira, de muitas ações, que permitirão aos acadêmicos do curso de Pedagogia a estabelecer relações significativas entre a teoria e a prática”, salientou.

Antes da visita, como preparação, os acadêmicos e professores da FAMUR realizaram uma pesquisa sobre comunidades indígenas e, juntamente com a coordenação do curso de Pedagogia, organizaram uma campanha para arrecadar roupas, alimentos e brinquedos que foram distribuídos durante a missão pedagógica.

 Fotos: Divulgação

 

 

Imprimir Notícia