Faculdade Murialdo

Curso de Medicina Veterinária realiza 1ª Roda de Mate para debater a importância do Médico Veterinário na cultura Riograndense

A Faculdade Murialdo (FAMUR), por meio do curso de Medicina Veterinária e o NDE, realizam nos dias 12 e 13 de setembro atividades alusivas ao Dia do Médico Veterinário (celebrado em 09.09) e as comemorações Farroupilhas. A 1ª Roda de Mate tem como objetivo entender o contexto histórico do Estado do Rio Grande do Sul e a inserção do Médico Veterinário neste ambiente.

 

Este profissional atua em grandes áreas, entre elas estão o agronegócio, o mercado pet e a Saúde Pública. Já no que se refere ao agronegócio, o Egresso em Medicina Veterinária enfrenta um cenário coberto de regionalismo, decorrentes de uma cultura local própria muito forte. Neste sentido, o evento objetiva explanar, discutir e apresentar a relação do Médico Veterinário inserido neste contexto cultural por meio dos temas: bem-estar animal, comportamento profissional, tradição e regionalismo, produtos locais, paisagem característica do estado do Rio Grande do Sul e sua influência no manejo e na sanidade animal, além da evolução da pecuária no RS.

 

A atividade acadêmica de sala de aula será desenvolvida pelos alunos das disciplinas Metodologia da Pesquisa, Ética, Anatomia II, Parasitologia, Farmacologia Geral, Bem-Estar animal, Bov. De Leite, Terapêutica Veterinária e Medicina Legal, Epidemiologia, Fisiologia I, Forragicultura, Melhoramento animal, Bovinocultura de corte, Doença das Aves, Doenças Parasitárias e Doenças Infectocontagiosas.

 

Os dois dias de evento serão marcados por um painel expositivo com debate multidisciplinar entre docentes, discentes e comunidade, além de dinâmicas de grupo com músicas regionais, almoço festivo e celebração universitária. A atividade é aberta ao público em geral e deverá ser validada como horas complementares. Confira a programação:

 

12/09/2019: Tema: Profissão X Tradição

8h - Temática a ser abordada: Bem-estar animal, comportamento profissional, tradição e regionalismo

12h -  Almoço por adesão a cargo do Centro Acadêmico (C.A)

14h - Abordagem geral sobre o Queijo Serrano – Palestrante Convidada Lilian Vanini Ceolin – Emater Ascar – RS

17h - Celebração universitária – Missa Crioula

 

13/09/2019: Tema: O Gaúcho e o Pampa

8h - A paisagem característica do RS e sua influência no manejo e na saúde animal

12h - almoço por adesão a Cargo do C.A

14h - A evolução da Pecuária no RS

17h - Encerramento a cargo do C.A

 

Imprimir Notícia