Faculdade Murialdo

Confira seis livros que todo profissional de Medicina Veterinária (ou futuro profissional) deve ler

       A leitura é fundamental para a formação das pessoas e dos profissionais. Ler bons livros auxilia na escrita, amplia vocabulário, desenvolve criatividade, conhecimentos, valores. Para o coordenador de Medicina Veterinária da Faculdade Murialdo (FAMUR) professor Dr. Rafael Festugatto e para a professora Drª. Fernanda Flores, “ler amplia conhecimentos em diversos setores, bem como instiga a criatividade. Uma boa leitura faz pensar e imaginar ações tanto no âmbito pessoal como profissional. Por meio da leitura fronteiras são quebradas, novos caminhos são descobertos sem que saiamos do lugar”, salientam.

       Além disso, Flores destaca que a leitura permite mudanças de atitudes tanto na prática profissional quanto na relação com as pessoas: “ler também desenvolve a oratória, aumenta a capacidade de persuasão e abre portas para novos pontos de vista. Ou seja, a leitura permite um autodesenvolvimento contínuo e é propulsor de ideias e ações inovadoras no trabalho”, argumentou.

      Com base nisso e pensando na melhor escolha profissional, os professores prepararam ótimas dicas de livros para você. Escolha o melhor ambiente, faça a conexão com o seu futuro e boa leitura!


 O bem-estar dos animais

     Será que os bichos são capazes de sentir emoções? Essa pergunta é feita por muitas pessoas. Em “O bem-estar dos animais”, Temple Grandin e Catherine Johnson defendem que sim. Elas mostram, por meio de análise, o comportamento de alguns animais que, como os humanos, têm centros de emoções básicas no cérebro.
     Além disso, as autoras dão dicas para melhorar a relação das pessoas com os chamados seres irracionais e fazer com que esse contato seja o mais proveitoso possível.

     Vale a pena ler!

 O mapa fantasma

    “O mapa fantasma” apresenta a importância de temas como a Saúde Única relatando a associação entre homem, animal e meio ambiente. O livro serve como um excelente texto para os estudantes de Medicina Veterinária, uma vez que estimula o senso crítico e científico necessários aos profissionais na resolução de casos clínicos no campo.

 A Revolução dos bichos

    “A Revolução dos Bichos” trata do contexto da utilização de animais em produção e relata as relações entre as pessoas. Também aborda a mecânica da comunicação e da organização em prol de ideais comuns.

 Adestramento inteligente

    O livro “Adestramento inteligente”, com linguagem didática e de fácil compreensão, é um manual criado pelo autor Alexandre Rossi que ensina como lidar com seu cão. As técnicas permitem adestrar cães de qualquer raça, em qualquer idade, e de maneira divertida, sempre com respeito e carinho. 

 A história de Edgar Sawtelle

    Edgar Sawtelle é um menino mudo e muito inteligente. Ele vive uma bela vida com os pais e criam uma carinhosa raça de cão. Quando seu pai morre em circunstâncias misteriosas, Edgar culpa-se por não ter podido gritar por socorro. Sentindo-se derrotado pelo romance da mãe com o tio paterno, Edgar foge com 3 cães. Todavia, seu amor à mãe, aos animais e sua vontade de vingança levam-no de volta para casa.

 Os cães nunca deixam de amar

    O livro “Os cães nunca deixam de amar” relata a emocionante história da advogada Teresa Rhyne, seu cão e um diagnóstico devastador. Rhyne tenta reestruturar sua vida após dois casamentos fracassados. Porém, pouco tempo depois de ter adotado Seamus, os veterinários atestam que o cãozinho tem um tumor maligno e menos de um ano de vida. O diagnóstico deixa Teresa devastada, mas ela decide lutar para o melhor tratamento a Seamus. A bem-sucedida advogada não tinha como saber, naquele momento, que estava se preparando para o próximo grande obstáculo de sua vida: um diagnóstico de câncer de mama.

Imprimir Notícia