Faculdade Murialdo

Comunidade acadêmica visita o Murialdo Santa Fé

A atividade é uma realização da Central de APS, Pastoral FAMUR e Coordenação Acadêmico-Pedagógica

 

A educação possui um papel fundamental na formação da cidadania. É ela que impulsiona o indivíduo a ser mais crítico e consciente, tornando-o capaz de contribuir na transformação da sociedade. Nesse contexto, acadêmicos e professores da Faculdade Murialdo (FAMUR) participaram, no último sábado, 29 de março, de uma visita ao Murialdo Santa Fé, Instituição social que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A ação, organizada pela Central de APS, pela Pastoral Universitária e pela Coordenação Acadêmico-Pedagógica, ocorreu como formação para as Atividades Práticas Supervisionadas (APSs) de Responsabilidade Social.

 

Os participantes foram recebidos pelo coordenador da Instituição, Pe. frater Antônio de Castro Lima e pela coordenadora pedagógica, Rosane de Oliveira. Eles explicaram a história do Murialdo Santa Fé e as atividades desenvolvidas no local.

 

O religioso pe. Geraldo Boniatti, um dos coordenadores da Pastoral, destacou aos presentes que o conhecimento acadêmico só faz sentido quando colocado em prática, resultando em melhoria para a sociedade. “O Murialdo, com o seu jeito de educar e ajudar o próximo, modifica a realidade no mundo. É bonito perceber o sonho dos acadêmicos em contribuir com o próximo. Afinal, não tem como dormir tranquilo e feliz sabendo que tem crianças passando fome”, salienta.

 

A coordenadora pedagógica da Instituição, Rosane de Oliveira, explicou o funcionamento do Centro de Atendimento Murialdo Santa Fé e salientou a importância do trabalho de assistência social para a comunidade. “Com nossa missão e trabalho melhoramos a autoestima das crianças e adolescentes. E assim, eles se desenvolvem melhor e passam a acreditar em sonhos”, relata.

 

Após a conversa, ocorreu a visitação aos espaços da entidade, bem como pelas principais ruas do bairro. Os acadêmicos ficaram sensibilizados com a missão desenvolvida Instituição e colocaram-se à disposição para ações de voluntariado no local, por meio das Atividades Práticas Supervisionadas (APSs). A estudante de Medicina Veterinária, Cristiane de Carvalho, frisou que ficou muito comovida com o projeto do Murialdo Santa Fé. “Eu sempre achei muito importante as causas sociais e me sinto privilegiada em fazer parte de uma Instituição que faz um grande trabalho pela população carente de Caxias do Sul”, ressaltou emocionada.

 

A atividade fez com que os estudantes tivesses uma vivência de observação participante de uma realidade social, contribuindo para o melhor desenvolvimento das ações das APSs.

 

Fotos: Bernardete Chiesa e Divulgação

Imprimir Notícia