Faculdade Murialdo

Nesta quarta-feira, 9 de maio, o Murialdo (Paróquia, Ação Social, Colégio e Faculdade) recebeu a visita pastoral do Bispo Diocesano de Caxias do Sul, D. Alessandro Ruffinoni. O encontro contou com a presença do diretor do Murialdo padre Raimundo Pauletti, coordenações, professores e funcionários.

Durante a tarde, acompanhado pelo pároco da Paróquia São Leonardo Murialdo, Pe. Valdir Susin, o bispo visitou as instalações da Ação Social e do Colégio e conversou com profissionais, alunos e educandos. À noite, D. Alessandro se reuniu com a direção, gestão e coordenadores da Faculdade Murialdo. Ao religioso foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a missão institucional.

Na conversa, o Bispo destacou a importância da educação para a formação cidadã e de políticos éticos e responsáveis, que se colocam a serviço do povo. “Temos a missão de formar bons profissionais e bons políticos para a sociedade. Estamos muito carentes disso: de bons representantes do povo”, salientou.

Dom Alessandro, antes de despedir-se, deu a bênção episcopal a todos os presentes.

 

BISPO ALESSANDRO CARMELO RUFFINONI:  trabalhou como formador nos seminários de Casca (RS), de 1971 a 1978 e Guaporé (RS) de 1979 a 1981. Assumiu o trabalho com os migrantes em 1982, na igreja da Pompéia, em Porto Alegre. Em 1984 voltou à formação como animador vocacional, em Guaporé, até 1987. No ano de 1988 partiu para o Paraguai para uma nova experiência missionária, em Ciudad Del Este, onde atuou como formador e diretor do "Centro Missionário PE. Luigi Valtulini". Neste período, foi por duas vezes vigário geral da Diocese de Ciudad del Este, em 1992 e em 1998. Em 1999 voltou para o Brasil como Superior Provincial da Congregação dos Carlistas, residindo em Porto Alegre até o ano de 2004. Em 2005 foi destinado para Asunción, no Paraguai, onde trabalhou na Arquidiocese como coordenador da Pastoral dos Migrantes, até a nomeação de bispo.

       Em 18 de janeiro de 2006 foi nomeado pelo Papa Bento XVI, como Bispo Auxiliar de Porto Alegre. Foi sagrado bispo, aos 17 de maio de 2006, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Em 16 de junho de 2010, o Papa Bento XVI nomeou-o bispo coadjutor da Diocese de Caxias do Sul. Tornou-se Bispo Diocesano de Caxias do Sul no dia 07 de julho de 2011.

Fotos: Marco Antônio Tessari