Faculdade Murialdo

Atividades complementares: entenda a importância para a formação acadêmica

A Faculdade Murialdo (Famur) sempre buscando oferecer o melhor acompanhamento e esclarecimento de dúvidas, apresenta aos acadêmicos todas as informações referentes às atividades complementares. Pois, são unidades curriculares pertencentes a matriz curricular de cada curso de graduação que visam o enriquecimento, desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos acadêmicos. Proporcionando ampliar o currículo com experiências e vivências acadêmicas e profissionais que agreguem ao curso a qual o aluno está vinculado.

 

Eixos das Atividades Complementares:

Vale destacar que os acadêmicos do primeiro até o último semestre da Graduação podem participar destas atividades, que são categorizadas por eixos. Confira quais são:

 

I. Eixo Acadêmico:

a) As atividades do eixo acadêmico dizem respeito ao ensino, pesquisa e extensão acadêmica.

 

II. Eixo Profissional:

a) realização de estágios não curriculares; realização de estágios em Empresa Júnior/Incubadora de empresas; participação em visitas técnicas; atuação profissional na área do curso; cursos profissionalizantes relacionados com a atividade profissional; cursos de idioma; realização de intercâmbio empresarial ligado à área do curso e atividades afins.

 

III. Eixo Comunitário:

a) participação em mostras culturais; em sessões de estudo sobre cinema, teatro, esporte e literatura; desenvolvimento de ações junto às entidades filantrópicas, terceiro setor; cursos de extensão e atividades afins.

 

Como registrar as Atividades Complementares:

Além de contribuir para o desenvolvimento das competências e ter a capacidade de abrir os olhos dos acadêmicos para oportunidades ou, até mesmo, de despertar o encantamento de uma área profissional, as Atividades Complementares são OBRIGATÓRIAS. Elas contemplam a parte matriz curricular de todos os cursos de graduação e, desta forma, sem esta carga horária não é possível colar grau. Portanto, estas horas precisam ser registradas. Veja como:

 

Prazo: 08 de maio de 2020

Como: por meio da plataforma Moodle

 

O acadêmico deverá fazer o preenchimento da planilha e anexar os certificados. A documentação comprobatória deve ser digitalizada nos formatos “.pdf, .jpeg e .png” e entregues na disciplina de “Atividades Complementares” em cada curso de graduação, localizado na plataforma Moodle. Os arquivos deverão ser postados na tarefa “Documentação comprobatória de atividades complementares”, conforme calendário acadêmico de cada semestre.

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA O TUTORIAL DE PREENCHIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

IMPORTANTE: A própria FAMUR disponibiliza uma série de atividades que são certificadas. Então, sempre que o aluno participa e assina a lista de presença de um evento, a instituição emite um certificado e disponibiliza ao aluno, na área MINHA FAMUR, na pasta “Atestados Institucionais”. Além disso, é necessário haver um equilíbrio entre as atividades realizadas na FAMUR e em outras instituições, desde que haja emissão de documento comprobatório.

 

Isolamento Social e as Atividades Complementares

Durante este período de isolamento social, estão liberadas as atividades on-line. Os acadêmicos podem buscar instituições confiáveis e que emitam certificação. Por exemplo: Escola Virtual Fundação Bradesco, Fundação Getúlio Vargas, Nube, Cursos IPED, Universidade Rock Content. As atividades das instituições de outros países também são válidas e diversas delas liberaram suas plataformas para cursos e eventos.

 

Saiba como esclarecer as dúvidas

Quando o assunto é Atividades Complementares, os alunos encontram dificuldades. E para facilitar este processo, do preenchimento das planilhas, a Famur conta com o auxílio de monitores que esclarecem as dúvidas dos acadêmicos. O agendamento deve ser feito pelo e-mail: adm.monitoria@famur.com.br, com a acadêmica Tainara Sirene.

 

Validação das Atividades Complementares

A validação é feita pelo(a) coordenador(a) do curso, após analisar a planilha e conferir a documentação. Na sequência, os dados são encaminhados para a Secretaria da Instituição realizar o registro no Histórico do Acadêmico. Caso o aluno preencha alguns dados de forma equivocada, o próprio coordenador(a) pode corrigir para fazer o melhor aproveitamento das horas.

 

IMPORTANTE: A validação de horas complementares tem que ser feita, semestralmente. O ideal é que o acadêmico esteja com as suas horas lançadas um ano antes de concluir o curso, ou seja, um ano antes da formatura. No último ano, o aluno tem outras preocupações e se tudo já estiver organizado no histórico, ele pode se concentrar em outros assuntos.

Imprimir Notícia