Faculdade Murialdo

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: demanda crescente do mercado de trabalho

A partir de 2018, a Faculdade Murialdo (FAMUR) contará com um novo curso de graduação: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ele traz como competências a capacitação do acadêmico para identificar a importância da tecnologia da informação nos diferentes contextos organizacionais, articulando teoria e prática e valorizando a pesquisa aplicada, o trabalho em equipe e a elaboração de soluções tecnológicas de forma criativa.

Para que você possa conhecer melhor o curso, acompanhe a entrevista com o coordenador, professor Rafael Denicol, pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e Coaching Profissional e graduado em Administração com habilitação em Análise de Sistemas. Tem experiência profissional na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação e Gestão de Equipes e Projetos.

 

 

Para você, o que é ser um Analista de Sistemas?

O próprio senso comum nos diz que para sermos efetivos em uma determinada tarefa precisamos identificá-la, entendê-la e projetá-la de acordo com as suas necessidades. Nos sistemas computacionais não é diferente, ou seja, dos pequenos websites até grandes sistemas de gestão, a complexidade maior em seu desenvolvimento está ligada diretamente ao entendimento dos reais motivos da necessidade do sistema. E é exatamente neste ponto que o Analista de Sistemas possui grande atuação: no entendimento da necessidade do cliente e sua tradução à área técnica.

Em outras palavras, o Analista de Sistemas faz a ponte entre a equipe técnica (desenvolvedores, projetistas, arquitetos de softwares, etc.) e o negócio do cliente. Ele precisa ter um perfil técnico, porém comunicativo e negociador para que possa definir e sustentar os projetos junto ao cliente e à equipe técnica.

 

Quais são as principais áreas de atuação do profissional habilitado em Análise e Desenvolvimento e Sistemas?

O profissional atua nas mais variadas áreas, visto que todos os setores econômicos necessitam de sistemas para gerenciar a grande quantidade de informações, disponíveis atualmente. E, para isso, precisam de profissionais capazes de traduzir as necessidades do negócio em documentação técnica para a criação dos sistemas.

 

O que é preciso para se tornar um profissional de referência no mercado de TI?

Primeiro de tudo, é preciso manter-se atualizado em relação ao mercado e em relação à evolução rápida das tecnologias. Por outro lado, o analista trabalha com pessoas, então ele precisa ter uma boa relação interpessoal, visto que seu trabalho é entender uma necessidade do usuário/organização e transformá-la em uma solução, baseada em recursos de tecnologia.

 

Os números de vagas no mercado de trabalho aumentam ou diminuem a cada ano?

Mesmo com a crise dos últimos anos, o setor de TI e desenvolvimento de software foi um dos únicos que continuou crescendo. O mais interessante para este profissional é que não há barreias de localização para o trabalho, podendo atuar desde uma pequena empresa até grandes corporações em Home-Office, além das possibilidades de trabalhos no exterior.

 

Quais são os principais diferenciais do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FAMUR?

·         Professores atuantes e inseridos no mercado de trabalho;

·         Mais de 70% das aulas em laboratórios de informática, com um computador por aluno;

·         Curso com o maior conceito do MEC na região;

·         Atividade Prática (APS) em que os estudantes podem desenvolver suas ideias com criatividade e inovação, acompanhados pelos professores;

·         Baixa verticalização, ou seja, o discente tem contato direto com todos os níveis hierárquicos;

·         Convênios com entidades do setor;

·         Formatura institucional, deixando o custo da cerimônia em torno de 10% do valor de mercado.

 

Quais são os principais diferenciais da FAMUR?

 

- Temos como foco o ensino investigativo e a educação humanizada.

- Estamos entre os 6% dos Cursos de Graduação avaliados com nota máxima (5) no    ENADE 2016.

- Somos nota 4 no Recredenciamento do MEC, e apenas 20% das Faculdades Brasileiras   têm esse conceito.

- Fomos avaliados pelo MEC com nota 5 na infraestrutura.

- Única Faculdade Católica na Serra Gaúcha. Fazemos parte da Rede Murialdo de   Educação: nacional e internacional.

 

- Pelo quinto ano consecutivo, recebemos o Selo de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES).     

- Qual a duração do curso de ADS da FAMUR?

O curso tem a duração de 2,5 anos.

 

 

Ficou interessado? Então, inscreva-se no Vestibular 2018/1 da Faculdade Murialdo, que ocorre no dia 02 de dezembro (sábado), às 14 horas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.faculdademurialdo.com.br, ou presencialmente na Unidade Sede, localizada na Rua Marquês do Herval, 701 | Centro | Caxias do Sul (RS), das 8h às 21h30min.

Imprimir Notícia