Faculdade Murialdo

Acadêmicos de Pedagogia participam de aula inclusiva com crianças com Síndrome de Down

Os acadêmicos da disciplina de Necessidades Especiais e Educação Inclusiva do curso de Pedagogia da Faculdade Murialdo (FAMUR) participaram, na última terça-feira, 2 de maio, na Brinquedoteca da Instituição, de uma aula inclusiva com crianças com Síndrome de Down.

A atividade, coordenada pela professora Amanda Chagas, proporcionou uma interação efetiva entre os estudantes e as crianças, desmistificando alguns conceitos errôneos em torno da inclusão de crianças com deficiência no contexto escolar.

De acordo com a acadêmica Gianelli Souto, a atividade foi muito especial e de grande aprendizado. “Estudar e fazer experiências de inclusão é muito importante. A tendência nossa é sentirmos ‘pena’ de qualquer pessoa com deficiência. E isso é totalmente errado. Precisamos ‘dar asas’, condições a elas para que sejam protagonistas de sua própria história”, enfatizou.

Para a professora Amanda, momentos como estes são de extrema importância para que os alunos possam aliar a todo conhecimento teórico que vem sendo construído durante as aulas com práticas que propiciem uma maior possibilidade de reflexão sobre todo o processo de inclusão. “Acredito que a aprendizagem significativa perpassa por vários momentos de construção do conhecimento, reflexão e também das vivências”, salientou.

A uma aula inclusiva com crianças com Síndrome de Down foi um momento de muitas trocas e aprendizagens mútuas, onde todos aprenderam, ensinaram e construíram novos conceitos em relação a um processo inclusivo.

Imprimir Notícia