Faculdade Murialdo

Acadêmicos conhecem a Receita Federal e a função social do Imposto de Renda

Em um cenário constituído de direitos e obrigações fiscais, especialmente aquele voltado à uma gestão adequada dos gastos públicos, a compreensão de uma cidadania ativa, participativa e solidária é importante para as Administrações Tributárias modernas que acompanham o contexto da socialização dos tributos. Na busca de esclarecer as dúvidas sobre o assunto, a Faculdade Murialdo (FAMUR) promoveu, na noite desta terça-feira, 3 de abril, a palestra “A Receita Federal e a Função Social do Imposto de Renda”, com o Delegado da Receita Federal de Caxias do Sul, Nilson Sommavilla Primo e o Chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte, Gilson Cesar Borges de Almeida.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Carmo André Meinertz deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos, destacando a importância do assunto em pauta. Após, Sommavilla e Almeida apresentaram a função social do imposto de renda e a sua utilização e direcionamento para os fundos municipais. “Precisamos trabalhar com a missão de respeitar o cidadão para que haja benefício à sociedade. Para tanto, precisamos promover a justiça fiscal”, destacou Sommavilla.

Durante o encontro também foram abordadas as seguintes temáticas: apresentação da Receita Federal e suas atribuições; função social dos impostos; formas de redirecionamento do tributo para a comunidade local e a responsabilidade social de suas aplicações. Na segunda parte do evento, os acadêmicos puderam sanar as suas dúvidas e esclarecer curiosidades.

            De acordo com a estudante Joice Marchetto de Oliveira, a palestra apresentou uma percepção diferenciada sobre o imposto de renda. “Com essa atividade, conhecemos como pode ser feita a declaração do imposto e as suas particularidades. Além disso, a parte fiscal foi muito interessante, pois podemos levar esse conhecimento ao público e beneficiar as entidades que mais necessitam”, salientou.

 

Fotos: Marco Antônio Tessari

Imprimir Notícia