Faculdade Murialdo

A importância do brincar nas diferentes abordagens pedagógicas é tema de bate-papo no dia 04 de julho

A Faculdade Murialdo (FAMUR), por meio do Centro Acadêmico e coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia, promove no dia 04 de julho, das 9h30min às 12h, um bate-papo com o tema “A importância do brincar nas diferentes abordagens pedagógicas”. O encontro busca discutir e compreender os direitos da criança, destacando o brincar como ferramenta mediadora de aprendizagem, não mais como um mero entretenimento. 

 

O bate-papo terá a mediação da coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia, Nureive Goularte Bissaco, e contará com a participação das acadêmicas Larissa Oliveira de Lara; Franthele Moccelin de Carvalho Signori e Rubia da Silva Procópio; da Pedagoga Valquiria Viana, que atua em uma escola inspirada na pedagogia de Waldorf; além da proprietária da Escola Montessoriana Vanessa Held e da docente do curso e psicóloga Vivian Krindges.

 

O evento, que é gratuito e aberto para a comunidade em geral, será transmitido via Google Meet. 

 

Saiba mais sobre a temática do evento:

 

O tema do encontro teve como base dois trabalhos desenvolvidos para a APS FAMUR. O primeiro foi um projeto de pesquisa no ano de 2016/02 produzido pelas acadêmicas Jeanete Martini Granzotto Dias e Larissa Oliveira de Lara, com orientação da professora Nureive Goularte Bissaco, intitulado “Resgate de brinquedos que marcaram infâncias”. O segundo, foi um artigo feito em 2019/02 pelas acadêmicas Franthele Moccelin de Carvalho Signori, Isadora Cardoso Zampieri e Rubia da Silva Procopio, com a orientação da professora Sandra Mariz Negrini, chamado de “A importância do lúdico na educação infantil”.

 

Desta forma, neste momento de isolamento social, alguns acadêmicos demonstraram o interesse de ter um espaço para discutir mais sobre o assunto, considerando que as crianças, mais especificamente em idade pré-escolar, tiveram seus espaços do brincar reduzidos ou desconsiderados. Então o CAPED, atendendo a demanda solicitada, organizou o debate.

 

O curso de Licenciatura em Pedagogia da FAMUR tem a missão de capacitar os acadêmicos para tornarem-se profissionais de qualidade e, entender a importância do brincar nas práticas cotidianas, faz parte desta formação. Neste sentido, vale destacar que o brincar em sua essência desperta muitas potencialidades e habilidades juntamente com o processo de aprendizagem, sendo fundamental no desenvolvimento global do ser humano.


 

Imprimir Notícia