Faculdade Murialdo

7 filmes para inspirar a vida universitária

O cinema apresenta as mais diferentes histórias: muitas de ficção, outras tantas de fatos reais. Algumas dessas narrativas são agentes inspiradores à população quando se fala em estudo e mercado de trabalho. Elas motivam as pessoas a não desistirem de seus sonhos e a encontrarem brechas para trilharem o caminho que leva à conquista.

 

Além de motivar, as telonas possibilitam a todos enxergar a possibilidade alcançável. Por isso, elencamos 7 filmes com histórias inspiradoras para alavancar sua vontade de estudar e de destacar no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho. Confira:

 

1.    A Teoria de Tudo: Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

 

2.    À Procura da Felicidade: Chris Gardner é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda, sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao término do estágio, ele seja contratado e tenha um futuro promissor. Porém, seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

 

3.    Mãos Talentosas - A História de Ben Carson: Ben Carson, menino pobre de Detroit, sempre levou uma vida desmotivada, já que tirava notas baixas e não tinha perspectivas de um grande futuro. O que ele e os que estavam ao seu redor não esperavam era que se tornaria um neurocirurgião de fama mundial.

 

4.    Uma Lição de Vida: Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Kimani Maruge, um queniano de 84 anos, que está determinado a aproveitar sua última chance de ir à escola. Desta forma, para aprender a ler e escrever, ele terá de se juntar a crianças de seis anos de idade.

 

5.    A Rede Social: Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg, analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

 

6.    Escritores da Liberdade: Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando o conhecimento e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

 

7.    Uma Mente Brilhante: John Nash é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas, o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

 

Prepare a pipoca. Boa sessão!

Imprimir Notícia